Programas de bolsas para pós-graduação e talentos seniores terão aporte de R$ 39 milhões 25/05/2023 - 12:10

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), apresentou nesta semana os detalhes dos programas Bolsa Sênior e Desenvolvimento da Pós-Graduação no Estado do Paraná, este último em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Serão investidos mais de R$ 39 milhões em 302 bolsas para pesquisadores aposentados e pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O prazo para submissão de projetos do Bolsa Sênior pelos coordenadores institucionais vai até o dia 12 de junho. Serão investidos R$ 8,1 milhões para financiar até 90 bolsas de R$ 1.875,00 mensal, e com vigência de 48 meses.

A bolsa é destinada ao pesquisador aposentado de instituições de ciência e tecnologia (ICTs) que tenha se destacado como líder na área de atuação, valorizando sua produção científica, tecnológica e/ou inovação. Além de contribuir para a permanência de profissionais qualificados, valorizando o pesquisador aposentado, no desenvolvimento da produção científica, tecnológica e/ou de inovação nas ICTs do Estado do Paraná.

Já o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação no Estado do Paraná (PDPG) dispõe de R$ 30,9 milhões. Desse montante, R$ 23,8 milhões serão financiados pela Capes e R$ 7,1 milhões pela Fundação Araucária. Serão contempladas 12 bolsas de pós-doutorados, 132 doutorados e 68 mestrados. O prazo para envio dos projetos institucionais e indicação dos bolsistas é até o dia 8 de junho.

As bolsas de pós-doutorado têm vigência de até 12 meses no valor mensal de R$ 5.200,00, e as de doutorado, com vigência de até 48 meses, são no valor mensal de R$ 3.100,00. As de mestrado, com vigência de até 24 meses, são no valor mensal de R$ 2.100,00.

“O Bolsa Sênior é aguardado há muito tempo no Estado e foi possível agora com a ampliação dos recursos para investimento em ciência e tecnologia”, enfatizou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona. “A ampliação foi determinada pelo governador Ratinho Junior. Esse edital aproveita muitos talentos que estão se aposentando em nossas universidades, ainda em plena força produtiva e que podem continuar o seu vínculo com os programas de pós-graduação e contribuindo com o avanço da pesquisa”.

Aldo Bona também destacou a importância das bolsas para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa realizados nos programas de pós-graduação. “Mais de 90% da ciência produzida no País vem das universidades públicas, que é onde se concentra o maior número de programas de pós-graduação. Os bolsistas, mestrandos e doutorandos, são a grande força de trabalho da produção científica nacional”, afirmou.

Estas bolsas se inserem dentro de um esforço tradicional da Fundação Araucária, que é atender a necessidade de funcionamento básico dos programas de pós-graduação das universidades públicas e privadas. "Além das bolsas para pesquisador sênior, extremamente importantes para dar continuidade a uma série de trabalhos de pesquisas feitos dentro do nosso sistema, estamos financiando pesquisas fundamentais para o Paraná”, disse o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

Ele destacou ainda que a edição desde ano destes dois programas teve um incremento no número de bolsas e também no valor delas. “Isso graças à recomposição do Fundo Paraná e aumento dos recursos repassados para a Fundação Araucária e para a Seti”, complementou.

Pela Capes, o objetivo do PDPG é promover a formação de recursos humanos altamente qualificados para desenvolver os programas de pós-graduação, em áreas prioritárias. “Este programa teve muito empenho da equipe da Fundação Araucária para organizar toda a distribuição de recursos de maneira ordenada e equivalente entre as instituições que têm pós-graduação. E vai fortalecer os programas de pós-graduação do Paraná”, arrematou o presidente do Conselho Paranaense de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Paraná, Giovani Marinho Favero.

Todas as informações sobre os programas estão disponíveis no site da Fundação Araucária.