Projetek da Unioeste entrega projetos de escola e CMEI para a Prefeitura de Iguatu 22/04/2024 - 08:30

O Projetek da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) entregou os primeiros projetos desenvolvidos por acadêmicos e professores. A prefeitura beneficiada foi Iguatu, que agora poderá dar andamento na contratação de uma ampliação de uma escola e de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). A cidade entra nos requisitos de atendimento do escritório, que utiliza da tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção) para atender a demanda de municípios com menos de 30 mil habitantes.

Gabriel Becker da Conceição, acadêmico do quinto ano de Engenharia Civil e bolsista do Projetek, explica que a prefeitura contatou o escritório, apresentou as demandas e os projetos que tinham o desejo de desenvolver. Depois a equipe faz um estudo de viabilidade e a organização do projeto. “Para Iguatu, tanto para a escola quanto para o CMEI, foram necessários projeto arquitetônico, fundação estrutural, elétrico, orçamento, cronograma, então os dois projetos entregues estão bem completos, a gente fez tudo que era necessário para a execução inteira”, afirma.

Dinally Vandreza Zini, também bolsista do Projetek, engenheira civil já formada, afirma que primeiro foi necessária uma visita em Iguatu, para depois o Projetek desenvolver o projeto. “Fizemos uma levantamento e anotamos o que existia na cidade e o que o pessoal que trabalha lá precisava. Fizemos um relatório e iniciamos os projetos. A gente fez primeiro um layout, mandamos para aprovação para sabermos se era o que querem, e aí então fizemos o arquitetônico. Depois fizemos os complementares e entregamos todo o resultado”, complementou.

Quem recebeu o projeto foi a engenheira civil Lúcia Maria Lopes, da Prefeitura de Iguatu. “Os dois projetos foram elaborados com muita qualidade e a equipe que trabalhou foi muito sensível em perceber exatamente as nossas necessidades, estiveram no local, conversaram com a equipe tanto da escola quanto do centro infantil, e conseguiram traduzir todas as nossas aspirações. Agora nós temos os projetos, todos os detalhamentos, planilha orçamentária, todas as especificações”, afirmou.

Segundo a coordenadora do Projetek, Giovanna Patrícia Gava Oyamada, esse primeiro processo demonstrou o potencial do curso de Engenharia Civil da universidade de desenvolver projetos para prefeituras abrangendo todas as etapas construtivas de edificação. “Foi uma satisfação muito grande a gente ver o resultado de todo o trabalho de um grupo de pessoas muito comprometidas com o Projetek. Os professores, os acadêmicos de graduação, os engenheiros contratados, temos uma equipe muito comprometida”, disse.

O Escritório de Engenharia Projetek da Unioeste foi implementado em 2022 e envolve as áreas de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Os profissionais e acadêmicos que participam da estrutura fazem projetos para atender a demanda de municípios de pequeno porte, com menos de 30 mil habitantes, na região de abrangência da Unioeste (46 cidades da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

A ideia é que as prefeituras sejam beneficiadas com projetos para desenvolver suas iniciativas e acadêmicos da Unioeste coloquem o conhecimento adquirido em sala em prática junto com profissionais.