Projeto da nova Apae de Rio Bonito do Iguaçu contou com ajuda da Unioeste 06/02/2026 - 16:00

O Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou nesta semana a entrega do projeto arquitetônico de uma escola de educação especial para o município de Rio Bonito do Iguaçu e também de uma clínica de reabilitação física para a cidade de Catanduvas.

De acordo com André Novais, engenheiro civil responsável pelo projeto de Rio Bonito do Iguaçu, a escola atenderá alunos desde a primeira infância até a terceira idade, e além do atendimento pedagógico, com as aulas, também haverá uma ala SUS com especialidades como fonoaudiologia e fisioterapia.

A escola de Rio Bonito do Iguaçu será viabilizada através da adaptação de um projeto arquitetônico realizado pela equipe do Projetek para o município de Catanduvas, que assinou um acordo que autoriza a utilização deste projeto pelo município de Rio Bonito do Iguaçu. 

Segundo Giovanna Gava Oyamada, coordenadora do Projetek, esse acordo acelera o processo para que a construção do edifício se inicie o mais rápido possível. “Rio Bonito terá o projeto de uma edificação que atende as necessidades deles, e terão todos os projetos complementares necessários para fazerem o processo de licitação e utilização do recurso que eles dispõem para essa edificação. A concordância de Catanduvas em partilhar esse projeto permitiu que isso fosse desenvolvido de forma muito mais rápida do que se iniciássemos um projeto novo”, afirma.

O chefe do Departamento de Engenharia do município de Rio Bonito do Iguaçu, Amarildo Gomes, ressaltou a parceria e o trabalho com a Unioeste, através do Projetek. “Há um grande número de alunos de educação especial que eram atendidos no antigo prédio. Essa obra será muito importante para Rio Bonito porque vai além da beleza, tem também a questão social. Nosso agradecimento a toda a equipe do Projetek e ao município de Catanduvas que nos cedeu este projeto”, diz.

Geysler Rogis Flor Bertolini, diretor do campus de Cascavel da Unioeste, destaca o compromisso com a sociedade através do trabalho desenvolvido no Projetek. “Para nós é muito gratificante porque esse é o papel social da universidade, contribuir com a sociedade em suas diversas áreas. O Projetek, na sua função, está cumprindo esse dever”, complementa. 

APAES – O Governo do Estado tem obras de novas escolas de educação especial em 24 municípios de todas as regiões do Estado, com investimento de R$ 56 milhões. As obras são coordenadas pela Secretaria das Cidades.

O Paraná também mantém parceria com entidades filantrópicas que atendem aproximadamente 48 mil estudantes com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências com alta necessidade de suporte. O investimento nessa parceria soma R$ 540 milhões anuais, valor que garante a manutenção das instituições e a equiparação salarial dos profissionais que atuam nelas.

CLÍNICA EM CATANDUVAS – Os representantes do município de Catanduvas também se reuniram com a equipe do Projetek para a entrega do projeto para a construção de uma clínica de reabilitação física no município.

O projeto propõe a construção de um espaço para atendimentos de especialidades como fisioterapia e fonoaudiologia, além da viabilização de hidroginástica a partir da construção de uma piscina. Para o secretário municipal de Planejamento de Catanduvas, essa entrega do Projetek é muito importante, pois atualmente os pacientes que demandam tratamento com hidroginástica precisam se deslocar até Cascavel para receberem o atendimento.

GALERIA DE IMAGENS