Projetos com universidade rendem produtos comerciais 20/05/2009 - 16:30

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) apresentou nesta terça-feira (26), a Mostra de Produtos dos Projetos da Seti, com as experiências bem sucedidas apoiadas pela Secretaria, e também a Mostra Fotográfica Mulheres de Ciência. As duas exposições foram exibidas ao público da Escola de Governo, em frente ao Auditório Poty Lazarotto, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.
Ao todo 14 estandes apresentaram alimentos, artesanatos, cosméticos, produtos ecológicos e outros. Três projetos são relacionados à atividade pesqueira: Curtimento ecológico de peles animais para agregação de valor através da confecção de artesanato; Resgate da cultura artesanal com o uso de couro de peixe, sementes, cipó e fibra de bananeira para gestão de empreendedores e Sistema de produção de produtos processados com peixe para inclusão na merenda escolar.
Em relação ao desenvolvimento de novos materiais foram apresentados os projetos de Desenvolvimento de cosméticos à base de essências de plantas naturais; Arte feita com galhos de macieira; Produção de Sacolas Recicláveis em Ortigueira; Inovação tecnológica na apicultura e Gerando renda por meio do artesanato.
Da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Bandeirantes, foram apresentados quatro projetos: Implantação de boas práticas de fabricação em empresas do ramo alimentício; O artesanato em fibra de bananeira como renda adicional aos artesãos no Norte do Paraná, Crescimento e sustentabilidade de queijarias em municípios da região Norte Pioneiro e Centro Expandido do Paraná e Tomando conhecimento para geração de renda. Também foram apresentadas as ações em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar (vinculado à Seti) e ao Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
A Mostra de Produtos Desenvolvidos por Projetos da Seti é uma oportunidade para conhecer os resultados e a abrangência das ações desenvolvidas pela secretaria. Beneficiando mais de 320 municípios no Estado, essas ações contribuem para a redução de desigualdades e a geração de emprego e renda no Paraná.
FOTOS - A Mostra Fotográfica Mulheres de Ciência foi organizada neste ano pela Seti e incluída nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, 08 de março. Sua primeira exibição aconteceu na entrega do Troféu Mulheres de Ciência Glaci Zancan, no dia 09 de março, em Curitiba. As imagens mostram mulheres que participam ou são beneficiadas por projetos coordenados pela Secretaria nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e extensão.
Os responsáveis pelas imagens são os fotógrafos Celso Pacheco, Joka Madruga e Leandro Taques. Eles visitaram as regiões do Paraná e registraram a importância das mulheres nos diversos segmentos da sociedade. As fotos mostram mulheres que atuam ou participam de projetos na agricultura familiar, na pecuária leiteira, no artesanato, nas aldeias indígenas, na educação e nos direitos sociais nas diversas regiões do Paraná.
Na quarta-feira (27), a Mostra Fotográfica Mulheres de Ciência segue para Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo (Rua da Faculdade, 645 - Jd. Santa Maria – Toledo – PR). A exibição será uma das atrações do Seminário de Extensão da Unioeste.