Projetos da Fafipar no Universidade Sem Fronteiras participam do Selo Social 03/07/2008 - 17:10

Os cinco projetos do programa de extensão universitária Universidade Sem Fronteiras, desenvolvidos na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) em municípios com baixo IDH no Litoral paranaense, foram convidados para participar da II Feira do Selo Social, promovido pela Prefeitura Municipal de Paranaguá. O Selo é uma premiação feita pela Prefeitura a empresas e instituições parcerias do município.
Para o professor Antônio Alpendre, diretor da Fafipar, “a participação é importante no selo social  porque é um evento freqüentado  por toda a população de Paranaguá, o que representa uma vitrine para o Universidade Sem Fronteiras”.
O programa Universidade Sem Fronteiras tem o objetivo estreitar as relações entre as instituições públicas de ensino superior e os municípios com índices sociais insatisfatórios, visando aprimorar o compromisso das instituições com o desenvolvimento regional da população. São 164 projetos elaborados pelas universidades e faculdades estaduais, que pretendem consolidar aos estudantes do ensino superior público do Paraná uma formação humanista junto com o aprimoramento do ensino de qualidade.
No subprograma de Apoio as Licenciaturas, a Fafipar tem três projetos sendo desenvolvidos: “Valores Humanos e saberes na Educação básica para o resgate da cidadania”, “A educação matemática como instrumento de cidadania: da faculdade para a escola” e o “ Desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem para EJA: uma prática para a cidadania. Na linha da Incubadoras de Diretos Sociais são desenvolvidos os projetos “Agregação de valor através do reaproveitamento de resíduos orgânicos do pescado em sistemas produtivos familiares e o “Prioridade Absoluta”.