Pronto Atendimento da Clínica de Psicologia da UEL atende casos de emergência 27/03/2019 - 15:56

A Clínica Psicológica, do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), conta com o serviço do Pronto Atendimento Psicológico, que atende casos de emergência, durante a semana em horários diferenciados. Os atendimentos são destinados a pessoas acima de 18 anos, das comunidades interna e externa da Universidade.
 
Coordenado pela professora Maíra Bonafé Sei, do Departamento de Psicologia e Psicanálise, o serviço, que é um projeto de extensão que teve início em 2015, já acumula mais de 400 atendimentos. Tem a finalidade de reduzir a lista de espera dos atendimentos feitos pela Clínica Psicológica.
 
O Pronto Atendimento Psicológico é uma modalidade ainda nova no Brasil, que tem como referências a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal da Bahia, com a proposta de atendimentos pontuais, situações emergenciais, que na maioria das vezes não necessitam de acompanhamento contínuo.
 
A professora Selmara Merlo Londero, do Departamento de Psicologia e Psicanálise, é colaboradora do Pronto Atendimento Psicológico desde 2018. Ela supervisora orienta os estagiários que atuam no serviço. Ela explica que o objetivo é que seja feito apenas um atendimento e, dependendo do caso, o paciente seja encaminhado para acompanhamento médico.
 
Ainda segundo a professora, as principais ocorrências que chegam aos plantões são momentos de sofrimento intenso, como conflitos por morar longe da família, angústia ligada à vida acadêmica, ansiedade, estado depressivo e ideações suicidas.
 
Vale ressaltar que não há priorização nos atendimentos. Como explica a professora, por não ter necessidade de agendamento, dentro dos horários disponíveis, todas as pessoas que procuram o serviço são atendidas.
 
Prática Acadêmica - Os alunos do curso de Psicologia, do CCB, atuam no projeto de extensão no terceiro ano da graduação, apenas acompanhando as discussões da orientação, sem contato direto com os pacientes. Já os estudantes do quarto e quinto anos assumem o atendimento junto ao Pronto Atendimento Psicológico, uma vez que eles já frequentaram as disciplinas que dão suporte para o atendimento clínico.
 
Na avaliação da professora Selmara Merlo Londero, além de adquirirem experiência com a escuta clínica, os estudantes lidam com atendimentos específicos desde a graduação, o que contribui para a formação profissional, além de poderem discutir e entender a dinâmica com orientação. Os casos do Pronto Atendimento são levantados durante a supervisão, no entanto, as pessoas que procuram essa assistência não são nomeadas.
 

Serviço - Os horários de atendimento do Pronto Atendimento Psicológico são de segunda-feira a sexta-feira, do meio dia às 14 horas. Na quarta-feira, o atendimento é integral, das oito da manhã às 18 horas, e somente às segundas-feiras, a Clínica oferece atendimento noturno, das 18 às 20 horas.