Proposta de Mestrado em Bioenergia será enviada à Capes 26/02/2008 - 17:40

A proposta de um novo curso de Mestrado em Bioenergia, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e vinculado a uma associação em rede de 14 instituições de ensino superior e de pesquisa, com intermediação do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea) e com o apoio da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) será apresentada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). A apresentação da proposta será feita pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em nome de todas as instituições associadas. Isto ficou definido durante a última reunião de elaboração da proposta do Mestrado Acadêmico em Bioenergia (PPGB), realizada em Curitiba, nos dias 20 e 21.
Realizado em parceria, o Mestrado deverá ter abrangência na formação de recursos humanos dos países que compõem o Mercosul e será implementado por meio de uma rede, formada pela associação de instituições de ensino superior e de pesquisa do Paraná: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja), Faculdade Assis Gurgacz (FAG) e Copel.
Está em discussão a proposta de regulamento do Programa, as linhas de pesquisa e a área de atuação no Programa de cada uma das instituições associadas. De acordo com a representante da Seti, professora Berenice Quinzani Jordão, diretora científica da Fundação Araucária, novas reuniões dos representantes das instituições foram marcadas para os dias 27 e 28 de fevereiro e 05 e 06 de março. O prazo para apresentação da proposta de novos cursos de Pós-Graduação à CAPES encerra-se em 31 de março.