Propostas de universidades estaduais são aprovadas em etapa da iniciativa Amazônia +10 05/10/2022 - 17:20

Algumas instituições paranaenses aderiram à Chamada Iniciativa Amazônia+10. Elas se enquadraram nas diretrizes do edital do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Das 101 propostas, 15 são do Paraná.

Foram cinco projetos elegíveis da Universidade Estadual de Maringá (UEM), quatro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), dois da Universidade Estadual de Londrina (UEL), dois da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), um da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e um da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A chamada Amazônia +10 tem o objetivo de apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino e pesquisa e em empresas sobre os problemas atuais da Amazônia, que tenham como foco o estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. Os investimentos totalizam mais de R$ 50 milhões.

O edital teve a participação de 20 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP). Ao todo, 152 propostas foram submetidas e as 97 selecionadas estão sendo avaliadas pelo Comitê Gestor.

Uma das principais demandas da chamada é que as propostas tenham a participação de pesquisadores responsáveis de, pelo menos, três estados das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada, sendo que um deles deve ser obrigatoriamente vinculado a instituições de ensino superior e/ou pesquisa, ou ainda de empresas, com sede nos estados da região Amazônica (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso).

O resultado final das propostas selecionadas será anunciado no site do Confap (confap.org.br) em 11 de novembro de 2022, e pelas FAPs envolvidas via contato direto com os pesquisadores.

Clique AQUI para ver a lista de propostas que estão habilitadas para avaliação.