Prorrogado prazo para inscrições ao vestibular indígena 19/09/2007 - 17:40

19/09/2007
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) prorrogou o prazo para inscrições ao VII Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná em função da greve dos funcionários dos Correios. As inscrições, cujo prazo terminaria na próxima sexta-feira, podem ser realizadas até o dia 28 de setembro.
As provas serão realizadas na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, nos dias 16 e 17 de dezembro. Os resultados serão divulgados no dia 21 de dezembro. Os candidatos aprovados escolhem o curso que pretendem estudar.
Uma comissão com representantes da Seti e da Funai percorreu as comunidades indígenas do Estado para divulgar o concurso e realizar as inscrições. O sistema de reserva de vagas existe desde 2002. Cada universidade pública do Paraná destinava inicialmente três vagas para estudantes indígenas. Em 2006, uma lei estadual ampliou para seis o número de vagas em cada instituição.
São oferecidas 43 vagas, sete para a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e seis para cada uma das instituições estaduais: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Para a UFPR concorrem candidatos de todo o país e, para as estaduais, candidatos nascidos em comunidades indígenas do Paraná.
O vestibular é uma iniciativa da Comissão Universidade para os Índios (CUIA), formada por representantes das instituições envolvidas. Os alunos recebem uma bolsa de R$ 350,00 da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A cada ano, uma das instituições é responsável pela elaboração e aplicação do concurso.