Quatro chapas disputam a reitoria da UEPG 07/04/2014 - 14:25

Quatro chapas estão inscritas para a disputa ao pleito que escolherá o próximo reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) . Nesta terça-feira (8), a Comissão Eleitoral publica o edital de deferimento das inscrições. Estão inscritos: Carlos Luciano Sant’Ana Vargas (reitor) e Gisele Alves de Sá Quimelli (vice-reitor); Jeanethe Nunes Stefaniak (reitor) e Cintia Xavier (vice-reitor) Maria Salete Marcon Gomes Vaz (reitor) e Luiz Carlos Godoy (vice-reitor); e Miguel Sanches Neto (reitor) e Giovani Marino Fávero (vice-reitor).

De acordo com o calendário da eleição, até 10 de abril, às 17h30, a comissão recebe, via Protocolo Geral, pedido de reconsideração sobre deferimento ou indeferimento das inscrições das chapas. Em 14 de abril será publicado novo edital com resultado da análise dos recursos.

Até 16 de abril, ainda haverá prazo para interposição de recurso junto ao Conselho Universitário, contra decisão da Comissão Eleitoral sobre deferimento ou indeferimento da inscrição das chapas. Já no dia 23, o Conselho Universitário se reúne para análise dos recursos contra a decisão da Comissão Eleitoral. Desde o término do período das inscrições até a data da consulta, o candidato no exercício das funções de reitor, vice-reitor, diretor e diretor adjunto de setor de conhecimento, chefe e chefe adjunto de departamento, coordenador e vice-coordenador de curso e demais cargos em comissão e funções gratificadas deverá afastar-se da função.

Nos dias 8 e 9 de maio, abre-se o prazo para credenciamento de fiscais junto à Comissão Eleitoral. Em 9 de maio, a comissão publica a lista de eleitores por urnas. Já no dia 12, a Reitoria publica portaria com indicação dos membros das mesas receptoras e turno de funcionamento.

A consulta será realizada por sistema administrativo informatizado via internet, desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados – CPD, que será utilizado tanto nos campi como nas cidades onde funcionem polos de ensino a distância. No dia 19 de maio, ocorrerá a votação nos campi avançados (Castro, Jaguariaíva, São Mateus do Sul e Telêmaco Borba) e polos de ensino a distância.

Em 22 de maio, se dará a votação nos campi de Ponta Grossa (Central e Uvaranas), mesma data em que ocorrerá a apuração pública dos votos. O dia 23 está reservado, também, para apuração dos votos, caso ocorra atraso para o início do processo de recepção dos votos, por tempo superior a duas horas, por conta de falta de energia elétrica, conforme especifica a alínea ‘d’ do artigo 50 do Regulamento Geral.

Em 26 de maio, o resultado da consulta será encaminhado ao Conselho Universitário para homologação. Neste ainda, até 17h30, haverá tempo para a interposição de recursos do resultado ao Conselho Universitário. Se apuração for transferida para 23 de maio, fica estipulado o dia 27, como prazo final para interposição de recurso. No dia 28 (ou dia 29), o conselho se reúne para apreciação de eventuais recursos e/ou homologação do resultado da consulta para a escolha de reitor e vice-reitor.