RIPA apresenta resultados de projeto na região Sul 15/12/2008 - 10:56

A Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio da Região Sul (Ripa-Sul), instalada na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), apresentará, no próximo dia 16, às 14 horas, no anfiteatro do Lactec, os principais resultados do projeto.
Este projeto de alcance nacional iniciou com o “I Workshop da Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio: Região Sul”, em novembro de 2004, em Londrina, Paraná. A região Sul priorizou a Cadeia Produtiva do Leite e envolveu, neste trabalho, mais de 500 agentes dos três estados, com contribuições de representantes do governo, de universidades, de centros de pesquisa, da extensão rural, do terceiro setor e de empresas privadas.
SERVIÇO:
Local: Anfiteatro do Lactec (Av. Comendador Franco 1341 – Cietep - Curitiba - PR).
Data: 16 de dezembro de 2008
Horário: das 14 às 17horas.
PROGRAMAÇÃO:
14h00 (Abertura):    Presidente do Comitê Gestor RIPASUL, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná-SETI, Lygia Lumina Pupatto.
14h20:    Mesa Redonda. Inovações, Cadeia Produtiva do Leite e os Centros Mesoregionais de Referência;
Entrega do livro “Desenvolvimento de Conhecimentos e Inovações Tecnológicas para a Cadeia Produtiva do Leite – Termos de Referência para a Região Sul”;
O coordenador da Ripa-Sul, Paulo César de Camargo, tratará do tema abordado pelo livro no contexto do projeto Ripa-Sul;
Apresentação projeto estruturante dos Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite.. SETI/FINEP, pelo coordenador da UGF/Seti, Nivaldo Rizzi;
Abertura de debate pelo ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, que abordará o tema “Visão de futuro do agronegócio brasileiro”.
15h30:    Palestra “Qualidade do Leite no Brasil – Próximos Desafios”, pelo assessor do Ministério da Agricultura, Newton Pohl Ribas.
16h10:    O engenheiro agrônomo Osmar Muzilli, coordenador  da elaboração do livro “Desenvolvimento de Conhecimentos e Inovações Tecnológicas para a Cadeia Produtiva do Leite – Termos de Referência para a Região Sul”, falará sobre o conteúdo da obra.
16h30:    Comentários e considerações finais.