Reitor da UENP entrega documentos da nova universidade e anuncia vestibular unificado de verão 05/09/2007 - 11:50

O reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), dom Fernando José Penteado; o vice-reitor, Luiz Carlos Bruschi e os diretores das cinco faculdades que integram a instituição apresentaram nesta terça-feira, 04, à secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, toda a documentação para consolidar o processo de criação da UENP. “Há todo um trabalho realizado em tempo recorde que se efetiva com a entrega desses documentos. Vamos criar uma equipe para analisar esse trabalho e encaminhar os resultados ao Conselho Estadual de Educação, para permitir a realização do primeiro vestibular da instituição no início do ano que vem”, anunciou a secretária.
Lembrando que a educação é imprescindível para o desenvolvimento do país, a secretária afirmou que “a revitalização do norte Pioneiro foi o que motivou a criação dessa universidade”. A SETI nomeará uma comissão de peritos para analisar in loco e com base na documentação a situação descrita para gerar um relatório à Comissão de Ensino Superior. Posteriormente, o processo será instruído e encaminhado ao Conselho Estadual de Educação.
A UENP é a sexta universidade estadual gratuita do Estado, formada pela integração da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (Fafi), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (Fafija), Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho (Faefija), Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro de Jacarezinho (Fundinopi) e Fundação Faculdades Luiz Meneguel (FFALM).
Dentre a documentação entregue no protocolo da SETI estão o Projeto de Desenvolvimento Institucional, o Estatuto da instituição aprovado pelo Conselho Estadual da Educação, o Projeto Político-Pedagógico Institucional, o Regimento Geral da UENP, as avaliações interna e externa, o levantamento de recursos humanos (funcionários, docentes e respectiva titulação), o inventário de bens móveis e imóveis e do acervo bibliográfico.