Reitor da UEPG recebe a equipe do Projeto Rondon 08/08/2007 - 16:30

A equipe de estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que participou do Projeto Rondon no último mês de julho reuniu-se ontem (13), com o reitor da UEPG, professor João Carlos Gomes, para a entrega do troféu alusivo à passagem da UEPG pelo município de Salgado, no estado de Sergipe. O Rondon é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).
O Projeto envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento de comunidades carentes. De acordo com a professora Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, a oportunidade foi singular, pois ainda possibilitou a troca de experiências com alunos da Universidade de Brasília (UNB) que, em conjunto com a UEPG, desenvolver atividades em Salgado.
Acompanhados ainda da professora Rosana Ribas Machado, a equipe da UEPG, era composta dos acadêmicos Érico Ribas Machado (Pedagogia), Ana Karla (Biologia), Dálie Felburg (Jornalismo), Keyla Karas (Enfermagem), Lílian Maria Pinheiro dos Santos (Enfermagem) e Thalita Arnauld de Souza (Serviço Social). Durantes os 17 dias que permaneceu em Sergipe, o grupo ajudou a fundar um Conselho de Deficientes, um jornal comunitário, além de trabalhar com educação ambiental. De acordo com o aluno Érico Machado, a experiência permitiu o contato com uma realidade completamente diferente.
Para o professor João Carlos Gomes, é de extrema importância para a UEPG proporcionar momentos de vivência intensa aos seus acadêmicos. “Nestas horas, a universidade cumpre o papel de formar profissionais completos, pois são essas as experiências que se guardam para toda a vida”, destacou o reitor.