Reitores e diretores de IES visitam Tecpar e Lactec 27/04/2007 - 17:40

Acompanhados pela secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, reitores, vice-reitores e diretores das seis universidades e sete faculdades estaduais do Paraná visitaram esta semana as instalações do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec). “O objetivo é estreitar o relacionamento entre essas instituições e proporcionar uma discussão mais técnica, para desenvolver programas em conjunto com as universidades e faculdades estaduais”, disse a secretária.
Segundo Lygia, isso se insere na política do Governo do Estado de potencializar os recursos investidos. As visitas realizadas esta semana permitiram ao grupo conhecer melhor os programas e projetos do Tecpar e do Lactec. Numa segunda etapa, de acordo com a secretária, será trazido o pessoal técnico, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação para conhecer o trabalho.
Presidido por Mariano de Matos Macedo, o Tecpar é vinculado ao sistema SETI – Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia. É um centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias nas áreas de bioenergia, química fina, produção de biológicos e serviços tecnológicos. Contribui com soluções inovadoras para o progresso técnico das atividades econômicas e melhoria da qualidade de vida. Dentre os inúmeros programas que desenvolve estão o Programa Paranaense de Bioenergia e Biocombustíveis; a Produção de Imunobiológicos com base em cultivo celular; serviços tecnológicos (certificação, metrologia, informações tecnológicas e ensaios laboratoriais); e o Programa de Produção de Medicamentos com base em biotecnologia avançada.
O Lactec é um centro de pesquisa tecnológica, sem fins lucrativos, auto-sustentável, que tem como associados a Copel, que é o principal investidor, Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Por meio das soluções tecnológicas e serviços que desenvolve, assume o compromisso de contribuir para o desenvolvimento econômico, científico e social do Paraná: “Vamos acelerar ao máximo a integração com o sistema público estadual de ciência, tecnologia e ensino superior do Paraná”, afirmou o superintendente do Lactec, Aldair Rizzi, ao receber os visitantes.