Reparte recebe prêmio de empreendedorismo 12/02/2008 - 17:30

15/02/2008
A Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Reparte), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), foi a primeira classificada na categoria novos empreendimentos do “Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo”, promovido pelo Instituto Superior de Administração e Economia (Isae/FGV), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e Rede Paranaense de Comunicação. A premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (14), nas dependências do Castelo do Batel, em Curitiba.
Com o título “Desenvolvimento de Projeto Piloto de Ações Empreendedoras na Região do Vale da Ribeira do Estado Paraná”, o projeto beneficiou produtores dos municípios de Cerro Azul, Tunas do Paraná e Adrianópolis, dos segmentos de mel, madeira, produtos coloniais, leite, confecção artesanal, indicados pelos próprios municípios.
A meta do projeto foi disseminar a cultura empreendedora, com o propósito da criação de empreendimentos assistidos e conectados às incubadoras regionais nos municípios do Vale do Ribeira com índice de desenvolvimento humano (IDH-M) insatisfatório, possibilitando a transferência de tecnologia e apoio aos produtores.
O projeto estimula a geração de postos de trabalho e renda, fixando o empreendedor na sua origem geográfica. Também contribui para agregar valor aos seus empreendimentos pela incorporação de tecnologias desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior ou institutos de pesquisa, associados à Rede e assistidos pelos hotéis, incubadoras e parques tecnológicos instalados na área de abrangência. Para o secretário executivo da Reparte, Kazushige Asanome, o maior desafio do programa foi levar o empreendedorismo e incubação à distância para os produtores. “Foi gratificante levar a tecnologia das nossas incubadoras, possibilitando as transferências e levando o apoio à base da pirâmide social”, disse o secretário.
As incubadoras que participaram do projeto são: Centro de Inovação Empresarial – Incubadora de Projetos - ISAE/FGV;Incubadora de Inovação da Universidade Tecnológica do Paraná - UTFPR - Campus de Curitiba; Incubadora de Empreendimentos de Engenharia do Paraná - IEP/IEP; Núcleo de Empreendedorismo e Projetos Multidisciplinares e Incubadora Tecnológica – NEMPS/UFPR e Incubadora Tecnológica Curitiba - INTEC/TECPAR.