Requião assina termo de compromisso para criação da Rede Paranaense de Certificação 27/05/2009 - 14:30

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, firmou nesta terça-feira (26), durante a reunião da Escola de Governo, termo de compromisso para propiciar a formação da Rede Paranaense de Certificação, juntamente com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e de Ponta Grossa (UEPG).
O documento contou com a assinatura do governador Roberto Requião, da secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto; do diretor presidente do Tecpar, Aldair Rizzi; e dos reitores Décio Sperandio (UEM), Wilmar Sachetin Marçal (UEL), Alcibiades Luiz Orlando (Unioeste), Vitor Hugo Zanette (Unicentro) e Dom Fernando José Penteado (UENP).
O acordo tem como principal objetivo a criação da Rede Paranaense de Certificação. Dentre o conjunto de ações a serem desenvolvidas estão o treinamento e capacitação de auditores e laboratoristas para obtenção de certificação de produtos orgânicos no Paraná, contribuindo para melhorar a renda e a qualidade de vida dos pequenos agricultores paranaenses.
A Seti destinará quase R$ 2 milhões para a implantação da Rede num período de três anos, além de coordenar a integração das ações do Tecpar com as universidades. As instituições, por sua vez, devem dispor dos recursos técnicos e físicos para a implementação do projeto, repassar à Secretaria as informações referentes aos participantes da Rede e relatórios parciais e totais das ações.