Revista Científica do Tecpar divulgou paranaenses e ampliou internacionalização em 2023 21/12/2023 - 11:00

Em 2023, a revista científica Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT), editada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), consolidou a participação de pesquisadores paranaenses com artigos publicados no periódico. De janeiro a novembro de 2023, só o Paraná contribuiu com 35% da produção científica nacional divulgada na revista, que tem alcance internacional.

Foram 165 artigos publicados neste período. Desses, 76 foram escritos por autores brasileiros, representando 46% do total, enquanto 89 artigos foram de autoria de pesquisadores internacionais, correspondendo a 54%.

Entre os autores brasileiros, 27 são de universidades estaduais e federais do Paraná, além de artigos com a participação de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e do Tecpar. 

Na classificação por área temática, o segmento com mais artigos publicados foi Engenharia, Tecnologia e Técnicas, com 40 publicações, seguido da Agricultura, Agroindústria e Biotecnologia, com 32 artigos. Em terceiro lugar aparecem os trabalhos sobre Ciências Biológicas e Aplicadas; e Saúde Humana e Animal com 31 publicações cada. Também foram publicados 24 artigos sobre Ciência e Tecnologia de Alimentos e sete sobre Ciências Ambientais.

A gerente do Centro de Informações Tecnológicas do Tecpar, Lívia Nogueira dos Santos, explica que a revista está em constante atualização, por meio do esforço da equipe editorial em implantar melhorias. "Além de ser referência na produção do conhecimento científico, o Tecpar busca incentivar e valorizar o trabalho dos pesquisadores paranaenses. Para isso, estamos em constante evolução para selecionar e publicar artigos de alto nível de impacto para a comunidade científica", salienta.

PARANAENSES – Foram 27 artigos publicados por pesquisadores paranaenses em 2023. Desse total, nove são pesquisadores das universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), de Londrina (UEL) e de Maringá (UEM) e nove de universidades federais, sendo sete da Universidade Federal do Paraná, um da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e um artigo conjunto entre UFPR, UTFPR e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Pesquisadores do Tecpar foram autores de dois artigos, de autoria conjunta com a PUC-PR. 

HISTÓRIA – O periódico BABT iniciou suas atividades em 1946 e desde então divulga artigos originais de pesquisa e revisões, contribuindo para o avanço da ciência, tecnologia e inovação. Desde 2001, a revista está disponível em formato eletrônico na SciELO, biblioteca digital de artigos científicos com acesso aberto. Em 2022, para celebrar o marco de 75 anos do BABT, o Tecpar lançou a edição impressa comemorativa com artigos de pesquisadores paranaenses.

No Brasil, o BABT é apoiado por importantes instituições ligadas à produção científica, como o CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; a Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná; e a Fundação Araucária.

Acesse a revista AQUI.

GALERIA DE IMAGENS