SETI divulga edital com projetos aprovados pelo Programa Universidade Sem Fronteiras 25/09/2007 - 16:20

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) divulga nesta quinta-feira, 06, o edital com o resultado dos projetos aprovados pelo programa Universidade Sem Fronteiras. “A análise dos 295 projetos enviados para os quatro subprogramas do Programa de Extensão Universitária intitulado Universidade Sem Fronteiras superou as expectativas mais otimistas da SETI”, afirmou a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
“A abrangência temática das propostas selecionadas e a incorporação de mais de uma centena de municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, onde serão realizadas as atividades das equipes multidisciplinares dos 164 projetos envolvidos no programa, revelam as possibilidades de articulação das Instituições Públicas de Ensino Superior com as Políticas desenhadas pelo Governo do Paraná para o desenvolvimento regional”, explicou Lygia.
A secretária destacou o fato de que, já na composição das Comissões de Seleção dos projetos, estiveram presentes dirigentes e representantes de três Secretarias de Estado: Criança e Juventude, Educação e Agricultura. “Isso indica um esforço inicial a ser aprofundado na execução dos projetos, marcado pela busca de um diálogo permanente para implementar as diretrizes de governo, atentas aos desafios da superação das desigualdades regionais das populações residentes no centro expandido do Paraná”, disse.
A divulgação dos projetos aprovados destaca ainda o empenho das Instituições Estaduais de Ensino Superior em atuar nas áreas identificadas como prioritárias pelo governo estadual. “Além do envolvimento das universidades, percebe-se com clareza o compromisso das faculdades em discutir os problemas sociais e da esfera do desenvolvimento econômico, colocando igualmente à disposição das comunidades a sua estrutura, os seus professores e estudantes”, concluiu.
Nessa primeira edição do Programa estarão mobilizados, nos 164 projetos selecionados, 1.394 bolsistas inseridos no enfrentamento das questões fundamentais para as Licenciaturas, a Incubação dos Direitos Sociais, o apoio à Agricultura Familiar e à Pecuária Leiteira das pequenas propriedades paranaenses.
- Edital 05/2007 – Resultado dos projetos selecionados

- Resolução / Comissão de Seleção