SETI e IEES assinam Pacto 21 Universitário 25/09/2007 - 18:10

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, junto com as instituições estaduais de ensino superior, assina nesta terça-feira (02), na Escola de Governo, o “Pacto 21 Universitário”. O objetivo do pacto é conscientizar as universidades para que assumam seu papel na construção de ações sócio-ambientais compatíveis com os propósitos da Agenda 21 Paraná.
O Fórum Permanente da Agenda 21 conta com 25 representantes do Governo do Estado e outros 47 representantes da sociedade civil organizada. Estes integrantes participam de discussões que colaboram na formulação e concretização de metas para o desenvolvimento sustentável. Os 72 membros realizam encontros mensais onde as iniciativas são discutidas. 
A coordenadora do Fórum Permanente, Schirle Margaret dos Reis Branco, destacou o envolvimento das universidades com as iniciativas ambientais desenvolvidas no estado. “Além da mobilização universitária, os trabalhos realizados nos municípios do interior do estado são considerados de extrema importância pela coordenação do Fórum”, informou Schirle.
Além do governador Roberto Requião e do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, é esperada a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Agenda 21 - A Agenda 21 é o principal documento da Rio-92, evento sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O nome foi dado em função das preocupações com o futuro do Planeta a partir do Século 21. O documento foi assinado por 179 países, incluindo o Brasil. A proposta – que é um programa estratégico universal – é traçar alternativas para alcançar o desenvolvimento sustentável, de crescimento sem destruição do meio ambiente e valorização da justiça social.