SETI e MCT promovem I Encontro Estadual de Ciência e Tecnologia 26/10/2007 - 10:00

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), realiza de 06 a 09 de novembro, em Londrina, no Norte do Paraná, o I Encontro Estadual de Ciência e Tecnologia da Seti. Durante a solenidade de abertura do evento, no próximo dia 06 de novembro, às 19 horas, no Cine Com-Tour, será conferido o 21º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, nas categorias Pesquisador cientista, Pesquisador extensionista e Estudante.
Com o slogan “Construir, disseminar e universalizar o conhecimento”, essa primeira edição do evento contribuirá para consolidar o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento científico e tecnológico do Paraná. O evento conta com o apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e da Barion.
Nos dias 07 e 08 de novembro, o evento vai apresentar a I Mostra de Projetos, Produtos e Serviços das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná e das Incubadoras Tecnológicas (Reparte) em estandes localizados em uma grande tenda montada no estacionamento do Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL (CCH/UEL). Além das universidades estaduais, também estarão representadas na exposição instituições vinculadas à Seti, como a Fundação Araucária, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Instituto Tecnológico Simepar e ainda o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Programação

Durante três dias, o encontro levará ao conhecimento de estudantes, professores e pesquisadores uma amostra dos resultados de projetos do Fundo Paraná de C&T e vai acenar para a perspectiva de continuidade de políticas públicas de ciência e tecnologia, com fortalecimento das instituições de ensino superior e pesquisa do Estado.
Em um auditório instalado em uma segunda tenda no estacionamento do CCH, no campus da UEL, pesquisadores de renome internacional, professores das instituições estaduais de ensino superior e diretores de institutos de pesquisa do Paraná vão debater sobre temas diversos, nas áreas de saúde, inovação, meio ambiente, sustentabilidade, educação, economia e agricultura.
Entre os grandes nomes estão Divonzir Arthur Gusso, mestre em Ciências Políticas e pesquisador do IPEA, e o pesquisador João Alberto de Negri, da Diretoria de Estudos Setoriais do IPEA, que participarão, no dia 07, às 9 horas, da mesa redonda “Ciência, Tecnologia e a Produção Industrial” junto com e o diretor superintendente do Lactec, Aldair Tarcísio Rizzi, tendo como mediadora a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Lumina Pupatto.
Ainda no dia 07, a partir das 14 horas, haverá uma série de apresentações orais. Dentre os pesquisadores, estarão Josil do Rocio Voidela, Marisa Sugamosto e Ivo Barreto Melão, todos do Ipardes; Nhara Soraya P. Marcondes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Daniel Perotto, Dalziza de Oliveira e Alberto Sérgio do Rego Barros, do Iapar; Bill Jorge Costa, do Tecpar; Ricardo Berger, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Rosana Maria Peralta, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Na quinta-feira, 08, às 9 horas, no campus da UEL, o pesquisador Carlos Walter Porto Gonçalves, ganhador do Prêmio Chico Mendes em C&T de 2004, fará palestra sobre o tema “Para Além do Desenvolvimento – Reflexões sobre os Dilemas do Desenvolvimento”.
A partir das 14 horas do dia 09, haverá outra série de apresentações orais. Dentre os cientistas e pesquisadores estarão o médico Danton Richlin da Rocha Loures, da UFPR; o médico Bonald Cavalcante Figueiredo, do Hospital Pequeno Príncipe; e o médico Flávio Daniel Saavedra Tomasich, diretor superintendente da Liga Paranaense de Combate ao Câncer. As apresentações orais incluem também pesquisadores como Mauro Luciano Baesso e Almir Germano, da UEM; Paulo Dias Batista Junior, do Pequeno Cotolengo; Italmar Navarro, da UEL; Wilson Rogério Boscolo e Denise da Costa Canfild, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Gerson Kiniphoff da Cruz, da UEPG; Brígida Maria Nogueira Cervantes, da UEL; e Juarez Assis Soares, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/Fafija).
Na sexta-feira, 09, às 9 horas, no Cine Com-Tour, haverá mesa redonda sobre o tema “Cidadão Profissional – Núcleo de Estudos e Defesa da Infância e da Juventude”, que terá como mediadora Marcela Marinho Rodrigues, representante do Ministério Público – Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente (CAOP/MP), e contará com os participantes Claudete Carvalho Canezin, da UEL; Amália Regina Donega, da UEM; Rosângela Fátima Penteado, da UEPG; Elisângela Treméa, da Unioeste e Maristela Aparecida Canhoto Carula, da UENPO/Fundinopi.
Às 10 horas, o pesquisador Ignacy Sachs abordará o tema “A Agroenergia como Alavanca de Desenvolvimento Rural Includente e Sustentável: Prioridades de Pesquisa”. Sachs é doutor pela Universidade Delhi (Índia), professor na Ecole dês Hautes Etudes em Sciences Sociales de Paris (Sorbonne), consultor da Unesco, UNCTAD, Unido, FAO, Unep, ILO, Ecla e UNDP e conselheiro da Secretaria de Coordenação da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente.

Prêmio C&T

Na abertura do evento, no dia 06 de novembro, no Cine Com-Tour em Londrina, a SETI divulgará os vencedores do 21º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. O prêmio é um reconhecimento e estímulo a pesquisadores que prestam relevantes contribuições aos campos da ciência e da tecnologia paranaense. Concedido anualmente pela Secretaria, o prêmio contemplou neste ano as áreas das Ciências Exatas, da Terra e da Saúde.
Os vencedores receberão o equivalente a uma vez e meia do valor do vencimento do professor titular, em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da carreira do magistério público do ensino superior do Paraná. O valor do prêmio é destinado a custear evento científico internacional, de livre escolha dos vencedores nas categorias Pesquisador cientista e Pesquisador extensionista; e destinado a custear a participação do estudante em evento científico ou curso de aperfeiçoamento de sua livre escolha e/ou aquisição de equipamentos, material permanente e de consumo.

SERVIÇO:

I Encontro Estadual de Ciência e Tecnologia da Seti
Data: de 06 a 09/11/2007
Abertura: 19 horas, em 06/11/2007
Local: Cine Com-Tour – Shopping Center Com-Tour (Av. Tiradentes, 1241, Parque Alvorada, Londrina, Paraná).

Palestras e Mostra: 07 e 08/11/2007
Local: Estacionamento do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH/UEL)

Palestras de Encerramento: 09/11/2007
Local: Cine Com-Tour – Shopping Center Com-Tour (Av. Tiradentes, 1241, Parque Alvorada, Londrina, Paraná).