SETI e Senai discutem parcerias com a Alemanha 05/08/2008 - 09:30

05/08/2008
Nesta terça-feira (05), a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) recebeu o especialista alemão de longo prazo, Lars Ziegler, enviado pelo governo alemão do Estado de Baden-Württemberg; e o gerente de Alianças Estratégicas e Projetos Especiais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/PR), Amílcar Badotti Garcia.
A reunião de trabalho foi conseqüência da política de relações internacionais da SETI, que levou a secretária Lygia a visitar o estado alemão de Baden-Württemberg, no mês de julho, para a realização de convênios que envolvam especialmente as áreas de bioenergia e engenharia florestal, permitindo o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores. Durante a viagem ao exterior, também foram discutidas formas de ampliar a cooperação internacional no Programa Interinstitucional de Mestrado em Bioenergia e feito o convite para uma visita do ministro da Economia de Baden-Württemberg às Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e Institutos de Pesquisa do Paraná em 2009.
Em Curitiba, Ziegler mostrou-se disposto a encaminhar propostas de convênios entre os estados do Paraná e de Baden-Württemberg. No momento, o especialista alemão está designado para avaliar as condições de infra-estrutura oferecidas por algumas unidades da rede SENAI no Paraná, como a do Bairro CIC, na cidade de Curitiba.
O gerente de Alianças Estratégicas e Projetos Especiais do SENAI/PR, Amílcar Garcia, e a secretária Lygia Pupatto acenaram positivamente com a formação de grupos de trabalho que discutam convênios assim que Ziegler retorne à Alemanha, no mês de setembro, e informe as condições da parceria, com base nas informações que está levantando durante a sua passagem pelo Brasil.