SETI recebe estudantes residentes de curso de Gestão Pública
03/04/2017 - 15:40

Na manhã desta segunda-feira (3), o secretário João Carlos Gomes recebeu os 23 novos integrantes da segunda turma do curso de Especialização em Gestão Pública - Programa de Residência Técnica (RESTEC), que desenvolverão as atividades presenciais na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

“O Governo do Estado está investindo em um programa de Residência Técnica inovador, que oferece capacitação profissional e cidadã, aos recém-formados de diferentes áreas, para atuar no setor público. Nosso corpo técnico irá contribuir com a formação especializada de novos profissionais”, destacou o secretário ao dar as boas vindas para a nova equipe de estudantes.

A segunda turma terá 275 residentes técnicos, distribuídos em quatro polos que abrangem 23 cidades, onde serão realizadas as atividades presenciais do Curso de Especialização em Gestão Pública, com ênfase em Sistema Único da Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania e Planejamento e Avaliação de Políticas Sociais. Durante o curso, os residentes desenvolverão 30 horas semanais de atividades ligadas à sua área de formação em diversos órgãos da administração estadual.

O curso de especialização será realizado na modalidade a distância. A carga horária total é de 500 horas, sendo 260 horas para o Módulo Básico, 220 horas para o Módulo Específico e 20 horas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Entre as atividades estão a realização de web conferências, seminários, avaliações e defesa do TCC. O ambiente virtual do curso foi desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que é a responsável pelo projeto pedagógico e administração do programa.

Especialização para Servidores Públicos - Para o servidor público são ofertadas 304 vagas, sendo 194 vagas no curso de especialização para ênfase em Planejamento e Avaliação de Políticas Sociais; 80 vagas para ênfase Direitos Humanos e Cidadania; e 30 vagas para ênfase Sistema Único de Assistência Social.

O programa de Residência Técnica é realizado em parceria entre Secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), da Família e do Desenvolvimento Social (SEDS), da Administração e da Previdência (SEAP/Escola de Gestão do Paraná), Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU), Casa Civil, bem como, com as universidades estaduais Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

RESTEC – Gestão Pública: Em dezembro de 2013, teve início a primeira turma do Curso de Especialização em Gestão Pública e o Programa de Residência Técnica, com o objetivo de qualificar os servidores públicos estaduais e habilitar profissionais de diferentes áreas. O curso é gratuito e o estudante residente recebe uma bolsa-auxílio de R$ 1.900,00.