Sai o resultado do 21º prêmio de c&t 31/10/2007 - 18:10

O prêmio é um reconhecimento e um estímulo a pesquisadores que prestam relevantes contribuições à ciência e à tecnologia paranaense
Concedido anualmente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o prêmio contemplou neste ano as áreas das Ciências Exatas e da Terra e da Saúde. Ao todo, inscreveram-se 17 candidatos, representando diferentes instituições de ensino e pesquisa. Antes, o prêmio era concedido apenas aos cientistas pesquisadores, que continuam concorrendo normalmente na categoria profissional.
A Secretaria considerou que os pesquisadores extensionistas também realizam importante trabalho junto à comunidade, “possibilitando a resolução de gargalos tecnológicos detectados durante seus estudos e pesquisas”, conforme a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Veneza. Quanto aos estudantes, categoria que foi retomada neste ano, a Secretaria entendeu que a produção científica elaborada por eles dentro das universidades e institutos de pesquisa é hoje reconhecida no país todo e principalmente porque eles serão os cientistas do futuro.
Os vencedores do prêmio receberão o equivalente a uma vez e meia do valor do vencimento do professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da carreira do magistério público do ensino superior do Paraná, destinado a custear evento científico internacional de livre escolha dos vencedores.
Os candidatos foram julgados por uma comissão composta de cinco pesquisadores de cada uma das áreas definidas, escolhidos e convidados pela Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti.
A premiação será conferida aos vencedores desse 21º Prêmio na solenidade de abertura do I Encontro Estadual de Ciência e Tecnologia da Seti, no dia 06 de novembro, às 19h00, no Cine Com-Tour, em Londrina.

Área: Ciências da Saúde
Categoria: Pesquisador Cientista
1º Lugar: Dr. Nelson Augusto Rosário Filho
Universidade Federal do Paraná – UFPR

Categoria: Pesquisador Extensionista
1º Lugar: Profº Rosilda Aparecida Kovaliczn
Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Categoria: Estudante
1º Lugar: Glauco Bernez Pignata Cattai
Universidade Estadual de Maringá – UEM

Área: Ciências Exatas e da Terra
Categoria: Pesquisador Cientista
1º Lugar: Profº Drº Antonio Sálvio Mangrich
Universidade Federal do Paraná – UFPR

Categoria: Pesquisador Extensionista
1º Lugar: Profº Drº Cicilian Luiza Lowen Sahr
Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Categoria: Estudante
1º Lugar: Eduardo Lucar Konrad Burin
Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE