Secretária Lygia Pupatto recebe homenagem da Abruem 16/04/2009 - 11:00

A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, recebeu na noite desta quarta-feira (15/04), da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), o título de Associada Honorária da Abruem, pelos trabalhos prestados em prol do ensino superior brasileiro. A homenagem aconteceu durante a abertura do 44o Fórum Nacional de Reitores da Abruem, que acontece entre os dias 15 e 17 de abril, em Foz do Iguaçu.
Lygia Pupatto, que foi reitora da Universidade Estadual de Londrina (Uel) no período de 2002 a 2006, recebeu a homenagem das mãos do presidente da Abruem, João Carlos Gomes, que é reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e do governador do Paraná em exercício, Orlando Pessuti.
“Toda a sociedade, não só no Brasil, mas do mundo todo, coloca a educação como prioridade para o desenvolvimento econômico, social e cultural de sua região”, disse a secretária Lygia Pupatto ao destacar o importante papel que as universidades têm na contribuição para o desenvolvimento do país. Segundo ela, as universidades estaduais e municipais brasileiras são as principais mediadoras destas ações, pois estão localizadas no interior do país, levando a oportunidade para que milhares de jovens tenham acesso ao ensino superior.
Neste ano, o Fórum Nacional da Abruem vai discutir a “Extensão nas Instituições Estaduais e Municipais”. A secretária Lygia Pupatto apresenta, aos participantes do evento, na manhã desta quinta-feira, as ações que o programa Universidade Sem Fronteiras vem realizando em todas as regiões do Paraná. Coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com a parceria das universidade e faculdades públicas do Estado, o Universidade Sem Fronteiras é considerado o maior programa de extensão universitária do Brasil e atua em aproximadamente 260 municípios do Paraná.
Para Lygia, a sociedade brasileira, mais do que nunca, cobra das universidades um papel preponderante na vida cotidiana de cada cidadão. “Aqui no Paraná nós já estamos inserindo as universidades na sociedade, e vamos inserir muito mais. Temos que levar a inovação tecnológica, para que possamos conseguir efetivamente o desenvolvimento do nosso país”, finalizou Lygia durante a abertura do evento.
Receberam também o título de Associado Honorário o ex-reitor da Universidade Estadual de Pernambuco, Emanuel Dias de Oliveira; o ex-reitor da Universidade Estadual de São Paulo, Julio de Mesquita e o ex-reitor da Universidade Estadual do Ceará, Jader Moraes.