Secretária Lygia Pupatto recebe integrantes de movimentos sociais 01/12/2008 - 09:51

A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, recebeu nesta sexta-feira (28), a visita de membros  da "Articulação Puxirão", movimento social que representa os povos e comunidades tradicionais no Paraná.
A Articulação Puxirão tem um projeto financiado pelo Fundo Paraná que divulga o conhecimento tradicional de benzedeiras, curandeiras e parteiras. Eles se reuniram com a secretária para discutir novas parcerias da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e protocolar mais dois editais para projetos do Universidade Sem Fronteiras.
    O movimento tem representantes dos faxinalenses, quilombolas, ilhéus, pescadores artesanais,  do Instituto Equipe de Educadores Populares (IEEP) e do Centro Missionário de Apoio ao Campesinato (Cempo).
Para o assessor da Articulação Puxirão e pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social, Roberto Martins de Souza, os movimentos sociais estão vivendo um momento novo na Seti, com a gestão da secretária Lygia Pupatto, que deu abertura para promover o conhecimento tradicional dos povos. “Isso possibilita que a ciência perceba a existência desses grupos e encontre meios que viabilizem o desenvolvimento de projetos”, ressaltou Souza.