Secretária Lygia é convidada para participar de eventos na área de comunicação 31/03/2009 - 14:20

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Lumina Pupatto, foi convidada, nesta terça-feira (31/03), para participar de dois importantes eventos na área de comunicação a serem realizados no Estado. Para a V Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, a ser realizada  entre os dias 8 e 10 de outubro, em Guarapuava, a secretária foi convidada a ser a presidente de Honra. “Reconhecemos o trabalho da secretária Lygia em relação à extensão universitária e à comunicação, que recebeu um edital específico no último Universidade Sem Fronteiras. Para nós, é muito importante essa valorização, ainda mais de alguém que não é da área”, afirmou a coordenadora geral do evento e professora do Departamento de Comunicação da Universidade do Centro-Oeste (Unicentro), Ariane Pereira Fernandes .
Iniciativa da Cátedra Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, instalada na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), a Conferência Brasileira de Mídia Cidadã será realizada na Unicentro. “Temos que evidenciar a realização desse evento pela primeira vez no Sul do Brasil e em uma Universidade Pública e Estadual. Isso é resultado do fortalecimento das relações entre a instituição e a Cátedra da Unesco e também com o Intercom”, disse Ariane.
Na sua quinta edição, a Conferência Brasileira de Mídia Cidadã abordará o tema “Sociedade Civil, Estado e Comunicação: experiências bem sucedidas na construção de um mundo mais coletivo”. Com expectativa de 1,4 mil participantes e apresentação 215 papers, o evento deve suscitar relevantes debates acerca do assunto. “Vamos discutir como os meios de comunicação podem contribuir com o desenvolvimento das comunidades e como as universidades podem contribuir para o crescimento e o fortalecimento da mídia cidadã”, ressaltou a coordenadora geral do evento.
Neste ano, a conferência instituirá a 1ª Mostra de Vídeo Cidadão, em que os trabalhos desenvolvidos poderão ser apresentados também em áudio e vídeo. As inscrições para a Conferência podem ser feitas a partir do final de junho, no endereço www.unicentro.br/midiacidada2009
Outro evento que a secretária Lygia foi convidada a participar é o 32º Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Realizado de 4 a 7 de setembro, na Universidade Positivo (UP), em Curitiba, o evento contará com cerca de 5 mil participantes, entre pesquisadores, professores e estudantes de graduação. “O Intercom é o maior evento da área na América Latina. A dimensão que o Intercom tomou reflete o crescimento da pesquisa e nos cursos de pós-graduação da área nos últimos anos”, afirmou o coordenador regional do 32º Intercom e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UP, André Tezza Consentino. O evento ainda é coorganizado pela Unicentro e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O coordenador regional do 32º Intercom também solicitou o apoio institucional da Seti ao evento. “Para nós é muito importante obter o apoio da Seti, tanto por esse ser o maior evento de comunicação da América Latina, como pelas Universidades do Estado estarem envolvidas com o evento”, citou.
Através de palestras, oficinas e mesas redondas, o 32º Intercom abordará o tema “Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital”. Inscrições para o evento podem ser realizadas através do endereço www.intercom.org.br, a partir da segunda quinzena de abril.