Secretária apresenta Universidade Sem Fronteiras em encontro nacional 04/06/2008 - 17:52


    Convidada a fazer uma palestra durante o segundo dia do “XXIV Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas”, a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, fez uma explanação sobre o projeto de extensão universitária do Governo do Paraná, o Universidade Sem Fronteiras. O tema do encontro nesta quarta-feira (04) foi sobre “A parceria das Universidades com o Estado e os Municípios”.  
    A secretária destacou as ações que estão sendo desenvolvidas pelo maior projeto de extensão universitária do país, nos municípios com baixo índice  de desenvolvimento humano (IDH-M). Durante a palestra, Lygia abordou as experiências do Universidade Sem Fronteiras e os êxitos que já ocorrem em todos os subprogramas do projeto.
    “O Universidade Sem Fronteiras conta com 164 projetos e está presente em 124 municípios do Paraná”, disse Lygia Pupatto. Ela também destacou a experiência que os alunos terão com a participação nos projetos de extensão: “Temos que fazer uma reflexão contínua de como agregar formação humana ao conjunto de conhecimentos dos nossos alunos, e esse é um dos papéis do Universidade Sem Fronteiras”, afirmou
A professora Wânia Rezende Silva, pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e coordenadora do projeto Universidade Sem Fronteiras em Maringá e região, disse que esses espaços de discussão são fundamentais para qualquer gestor público e principalmente para os pró-reitores de extensão. “Nestes eventos nós trocamos experiências, traçamos políticas públicas e assim contrapomos a nossa visão, valorizando a ação extensionista”, disse Wânia.
O XXIV Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas acontece até esta quinta-feira (05), no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).