Secretaria da Inovação entrega prêmios aos vencedores do Ideathon Paraná 2023 19/12/2023 - 10:30

A secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) promoveu nesta segunda-feira (18), no Cine Teatro Fênix, em Apucarana, no Vale do Ivaí, a cerimônia de premiação do Ideathon Paraná 2023. Entre outubro e novembro, mais de 700 alunos das redes pública e privada participaram da maior maratona de inovação estudantil do Estado em Apucarana, Curitiba, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Maringá, Ponta Grossa e Londrina.

Apucarana foi o grande destaque da maior maratona de inovação do Estado, com as campeãs das categorias Ensino Médio e Ensino Fundamental II sendo do município. “Parabenizo os jovens, as famílias, os professores e a cidade pela participação no Ideathon. A vitória não foi por acaso porque Apucarana tem um dos melhores ensinos de educação do Brasil”, afirmou o secretário da Inovação, Marcelo Rangel.

O prefeito Junior da Femac participou dos três dias da maratona na cidade e também da cerimônia de entrega. “Quero agradecer a iniciativa do Governo do Paraná de juntar educação e inovação. Nessa forma que foi feito é pioneiro e único, foi fantástico. Com certeza foi um pontapé para nosso munícipio na área da inovação criativa”, disse.

Na categoria Ensino Médio, a campeã foi o grupo Health, que apresentou uma ideia para a construção de um aplicativo para controle de medicamentos entre pacientes e o SUS. Já na categoria Ensino Fundamental II a equipe Segurança Pública foi a vencedora. O grupo apresentou a ideia para criação de um relógio digital com botão do pânico para prevenção da violência contra a mulher.

O aluno Lincoln Bianchi, 14, do Colégio Estadual Prefeito Carlos Massareto, foi um dos vencedores da categoria do ensino fundamental. “A felicidade de vencer foi muito grande, uma emoção única. Estou muito contente com a minha equipe, foi uma grande experiência participar do Ideathon”, disse.

Os grupos campeões receberam o prêmio de R$ 5 mil, além de um tablet para cada integrante da equipe e um curso de inovação e empreendedorismo do Sebrae-PR.

AVALIAÇÃO – O Ideathon Paraná 2023 foi realizado em parceria com a Fundação Araucária, Sebrae/PR, secretaria estadual da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR), prefeituras, e teve apoio do Sicredi Dexis e TI Paraná.

A avaliação final dos pitchs foi feita pela comissão formada pelos avaliadores José Maurino, secretário executivo do Separtec (Sistema Estadual de Parques Tecnológicos); Silviane Curi, mentora da MIT Innovation; e Eduarda Alto, consultora da ReInova.

CONFIRA OS CAMPEÕES:

Equipe Health – Apucarana (Ensino Médio)

Camila Batista Ferreira (Colégio Osmar Guaracy Freire)
Débora Lemos (Colégio Sesi Arapongas)
Érick Farias (Colégio Sesi Arapongas)
Elias de Osti (Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Ceravolo)
Miguel de Almeida (Colégio Sesi Arapongas)

Equipe Segurança Pública – Apucarana (Ensino Fundamental II)

Ana Heloisa Hermínio Silvano (Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Ceravolo)
Maria Vitória de Oliveira Barreto (Colégio Estadual Alberto Santos Dumont)
Lincoln Gabriel Faria Bianchi (Colégio Estadual Prefeito Carlos Massaretto)
Lucas Piller Lima (Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Ceravolo)
Ana Clara Trocini de Oliveira Teixeira (Colégio Estadual Antônio Garcez Novaes).