Secretária destaca a importância do Tecpar no âmbito nacional 16/05/2008 - 17:40

A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, participou na manhã desta quinta-feira (15), de uma reunião com os funcionários do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A visita foi uma oportunidade para aproximar ainda mais a secretária dos colaboradores da instituição, solucionar dúvidas, dar esclarecimentos e receber sugestões a respeito de todo o Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, bem como conhecer mais de perto o Tecpar, que é referência nacional.
No início da reunião, Lygia Pupatto falou da importância que representa o trabalho realizado pela diretoria e funcionários do Tecpar em prol de toda a comunidade. Segundo ela, as referências que o Tecpar têm em nível nacional resultam dos trabalhos realizados pela equipe de funcionários. “Quero parabenizar a todos pela competência dos serviços tecnológicos imprescindíveis para o nosso Estado e país”, afirmou a secretária.
Um dos principais temas abordados durante a reunião foi o desafio de universalizar a tecnologia. Para Lygia, é fundamental popularizar a tecnologia e levar a quem não pode pagar e precisa dela. “O Governo do Paraná tem se esforçado para levar a ciência e a tecnologia para aquelas pessoas que realmente precisam da mão do Estado”, disse.
Entre os inúmeros programas desenvolvidos pelo Tecpar, a secretária destacou a importância do projeto “Certificação do Mel”, que é uma alternativa de renda, aumenta os lucros do produtor e também faz com que as famílias permaneçam no campo. “Reafirmo o orgulho que tenho do Tecpar, basta refletir quantos benefícios vocês levam para a população”, disse Lygia.
Durante a reunião, a secretária explanou sobre o programa de extensão universitária Universidade Sem Fronteiras (USF), coordenado pela Seti. Além dos subprogramas de apoio às licenciaturas,  incubadora dos direitos sociais, de pecuária leiteira e de agricultura familiar, o USF agrega mais um subprograma, o de Extensão Tecnológica Empresarial. “O Tecpar tem um papel extraordinário no apoio desse novo subprograma que faz parte do maior programa de extensão universitária do país”, afirmou a secretária.
O presidente do Tecpar, Mariano de Matos Macedo, destacou os esforços da Seti em apoio ao Tecpar na questão política, estratégica, operacional e de  estrutura. “A visita da secretária é uma grande oportunidade para um contato direto com todo o instituto”, disse o presidente, ao  agradecer a visita e o apoio decisivo recebido da secretaria no cumprimento de acordos e repasse de recursos para execução de projetos.