Secretaria lança novo edital para qualificação de docentes do ensino superior 21/01/2009 - 17:02

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) por meio de sua vinculada, a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Paraná, lançou nesta terça-feira (20) o novo edital para o Programa de Capacitação Docente das Instituições Estaduais de Ensino Superior (PCD-IEES), que será desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa, que acontece em 2009, abre a oportunidade para a formação de 40 doutores e 20 mestres. A segunda etapa inicia-se em 2010, quando mais 40 vagas para doutorado e 20 vagas para mestrado serão disponibilizadas para o programa.
O PCD-IEES visa promover a melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior Públicas do Paraná, apoiando os esforços institucionais de capacitação e aprimoramento da qualificação de seus docentes.
Para a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a valorização e qualificação do docentes das universidades e faculdades estaduais faz parte da política do governo do Paraná. “Há uma política estadual de investimentos nas universidades e faculdades públicas, tanto em infra-estrutura, laboratórios e bibliotecas, como na qualificação dos professores”, explicou.
A ação de financiamento de bolsas de mestrado e doutorado está sendo implementada em consonância com as atuais diretrizes da Seti, como parte do “Programa de Verticalização do Ensino Superior Estadual”. O programa visa à melhoria da qualificação dos quadros de docentes e de pesquisadores do Estado do Paraná, à consolidação dos cursos de pós graduação stricto-sensu no Estado, ao fortalecimento de grupos de pesquisa sediados no Estado e à qualificação de todo o sistema estadual de ensino superior e de pesquisa.
A qualificação deve acontecer em universidades estaduais, federais e privadas sem fins lucrativos do  Paraná. O acesso às bolsas será exclusivo para docentes das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), com prioridade às faculdades estaduais e à Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que é a nova universidade criada no Estado.
Segundo o presidente da Fundação Araucária, José Tarcísio Trindade, o PCD-IEES dá continuidade à política de qualificação do quadro de docentes das instituições estaduais de ensino superior (IEES), que já vinha sendo implementada por meio de cursos de mestrado e doutorado interinstitucional -  Minter e Dinter -, com vantagens. “Além da oferta do número de vagas ser muito maior, o novo programa de capacitação abre possibilidades para que os docentes tenham à sua disposição cursos em praticamente todas as áreas do conhecimento o que não ocorria no programa anterior quando a oferta era mais específica,”, disse.
O PCD-IEES tem um investimento programado de R$ 5,9 milhões que serão aplicados em bolsas de estudo aos docentes participantes do programa, no apoio aos cursos de mestrado e doutorado que recepcionarem os docentes para a formação e em recursos que permitam ao recém formado dar continuidade ou iniciar suas atividades de pesquisa na sua área de formação.