Secretário apresenta Parque Tecnológico Virtual para vereadores do sudoeste do Paraná 14/05/2013 - 17:20

O secretário Alípio Leal participou nesta terça-feira (14/05), na Assembleia Legislativa do Paraná, de um encontro com cerca de 85 vereadores, membros da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste. Lideranças municipais e vereadores vieram a Curitiba para debater com representantes de secretarias estaduais, assuntos de interesse dos municípios da região. O evento faz parte do programa de desburocratização do Paraná, que busca aproximar lideranças e promover o diálogo direto com a administração estadual.

Durante o encontro o secretário fez uma apresentação das ações que envolvem o sistema de ciência, tecnologia e ensino superior no Paraná e destacou o funcionamento do Parque Tecnológico Virtual. “A plataforma virtual vai proporcionar uma integração dos ativos de inovação tecnológica e empresas de base tecnológica do Paraná favorecendo a cooperação entre empresas, governo, academia e entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, ressaltou o secretário Alípio Leal ao mencionar a importância das pesquisas que são desenvolvidas nas universidades e institutos paranaenses.

O Parque Tecnológico Virtual (PTV) do Paraná já está ativo com a adesão das primeiras empresas, das universidades estaduais e setores do governo envolvidos com o desenvolvimento tecnológico e de inovação do Estado. Coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o parque é operacionalizado pelo Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar).

A plataforma virtual dispõe de ferramentas de gestão, interação e inteligência competitiva que vão possibilitar diagnósticos e correções para a aceleração da inovação no Paraná. “Com o PTV estamos reunindo todas as competências do Estado para produzir inovação”, afirmou o secretário.

Durante os encontros dos membros da Acamsop com o vice-governador e secretários de Estado, as lideranças municipais tiveram a oportunidade de conhecer as ações do governo estadual e encaminhar as necessidades de suas comunidades. “É um diálogo fundamental. Os municípios têm que saber exatamente quais são os programas. Isso ajuda muito a fazer com que todas as ações se concretizem nos municípios”, disse Flávio Arns, governador em exercício.

Representando 42 municípios da região Sudoeste, que concentra população de 315 mil habitantes, os membros da comitiva valorizaram a iniciativa do governo estadual. “Sem a ajuda do governo, os pequenos municípios não sobrevivem”, disse o vereador Ladair Casanova Cavilha, presidente da Acamsop 13 (região de Francisco Beltrão). “Essa abertura é importante para trazermos nossas reivindicações ao governo”, completou o vereador Valcir Alves, presidente da Acamsop 14 (região de Pato Branco), que representa vereadores de 14 municípios.

A troca de informações entre governo e lideranças municipais também foi destacada pelo secretário de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande. “Essa integração com os vereadores vem sendo feita há dois anos. Esse é o quarto encontro com as lideranças do sudoeste. Tivemos também encontros com outras regiões, como Campo Mourão e Guarapuava”, afirmou.