Secretário assina termo criando curso de Medicina em Foz 03/12/2010 - 14:00

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, assinou ontem (2) termo de cooperação referente à implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, e prevendo a utilização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, administrado pela Fundação de Saúde Itaiguapy, como Hospital Universitário.
Também assinaram o termo o diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek; o reitor da Unioeste, Alcibíades Luiz Orlando; e o diretor superintendente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Anilton José Beal.
A próxima etapa será preparar a infraestrutura, equipamentos e recursos humanos para a instalação do curso. Na sequência será aberto vestibular com expectativa inicial de 40 vagas já autorizadas pelo Conselho Universitário da Unioeste (COU).
Para o secretário Lubke, é compromisso do governador Pessuti dotar o Paraná de uma educação de vanguarda e de uma saúde de alta complexidade. "E um curso de Medicina em Foz do Iguaçu se enquadra nesta perspectiva”, afirmou. “Nosso compromisso é com o povo mais pobre desse Estado, que não pode pagar por um médico ou por exames especializados. Queremos que o povo da região Oeste do Paraná possa sentir a mão firme do poder público”, lembrou o secretário Lübke.
Compromisso
Durante o evento, o deputado Chico Noroeste lembrou das diversas reuniões de trabalho com o secretário Lubke, com o diretor da Itaipu Binacional, Jorge Samek, com o reitor Alcibíades Luiz Orlando e pró-reitores da Unioeste e com a direção do campus. "Foz merece e há todas as condições de termos este curso para que nossos filhos tenham a oportunidade de se formarem médicos na cidade em que nasceram", disse o deputado.
O diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek comentou que é com muita satisfação que ele participava de mais uma página da história vitoriosa de Foz do Iguaçu. “Assinar esse termo de cooperação me traz muito orgulho e a Itaipu não vai medir esforços para que o curso de Medicina seja uma realidade para esta cidade”.
Hospital Universitário
Atualmente, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti atende cerca de 200 mil pessoas por ano em seu ambulatório médico. “A expectativa é que com a implantação do Hospital Universitário esses atendimentos aumentem pois, além da prática médica, estaremos também desenvolvendo pesquisas científicas”, informou o diretor superintendente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Anilton José Beal.

GALERIA DE IMAGENS