Secretário e representantes da ACP debatem a inovação no Paraná 21/03/2014 - 12:57

A lei de Inovação do Estado do Paraná e a sua regulamentação foi o tema da palestra apresentada pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, nesta quinta-feira (20), na Associação Comercial do Paraná. O evento reuniu representantes de vários segmentos empresariais e contou também com a apresentação das atividades do Comitê de Inovação do Fórum Permanente Futuro 10.

Para o secretário João Carlos o Paraná vive um bom momento e com a fase final de regulamentação da Lei de Inovação estamos vencendo um grande desafio que é tornar o nosso Estado ainda mais competitivo na área científica e tecnológica. “ Precisamos fomentar ainda mais a cultura inovadora no Paraná e estamos estimulando parcerias entre o meio acadêmico e o setor produtivo para estimularmos o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável do nosso Estado”, ressaltou o secretário. Ele ainda acrescentou que é necessário criarmos uma conta específica para inovação, em que serão depositados recursos para apoiar a Lei de Inovação. “Há um empenho do Governo em estreitar as relações com o setor produtivo paranaense para fazer valer a nova lei”, disse João Carlos.

O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, também destacou a importância das parcerias. “Procuramos sempre novas parcerias, para que a partir disso, possamos agregar conhecimentos específicos e gerais nas mais variadas áreas, aumentando dessa forma, os recursos para o financiamento de mais projetos, programas e bolsas”, destacou Paulo Brofman.

Ao apresentar o trabalho, avanços, conquistas e funcionamento da Seti aos integrantes da ACP e também aos representantes dos diferentes segmentos da sociedade, o secretário destacou a importância da sistema de ensino superior do Paraná. “Posso fazer um comparativo que comprova essa referência: As nossas universidades estaduais possuem cerca de 100 mil alunos matriculados e temos aproximadamente 10 milhões de habitantes, já São Paulo, por exemplo, possui cerca de 40 milhões de habitantes e tem aproximadamente 160 mil alunos matriculados em suas universidades. Esse fato comprova o comprometimento, a qualidade e o investimento aplicados pelo Governo do Estado do Paraná”, informou o secretário.

Na ocasião representantes de diferentes segmentos da sociedade puderam expor ideias, propostas e sugestões para o avanço nas parcerias. “Considero todas as considerações válidas, pois dessa forma conseguimos chegar a um ponto comum e identificar as formas mais eficazes de aplicação de uma ação ou iniciativa. Aproveito para afirmar a todos que tenho muito orgulho de hoje estar à frente da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pois o Paraná investe muito nessa área”, ressaltou o secretário João Carlos Gomes.