Secretário participa de conferência para discutir o Plano Nacional de Educação 25/09/2013 - 11:40

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, participou da abertura da Conferência Estadual de Educação do Paraná que começou nesta terça (24) e segue até quinta-feira (26). Mais de mil pessoas de todas as regiões do Estado, representando a comunidade escolar, movimentos sociais e entidades, estão reunidas em Curitiba para o evento. Os resultados da conferência serão levados para a etapa nacional da CONAE, prevista para acontecer em fevereiro de 2014, em Brasília.

O objetivo da Conferência Estadual é discutir as aproximadamente 18 mil emendas ao Documento Referência da Conferência Nacional de Educação (CONAE), que foram organizadas através de 222 conferências municipais e intermunicipais realizadas neste ano e criar um documento referência definitivo que será utilizado como base para elaborar o próximo Plano Nacional de Educação. Para o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, a participação da comunidade foi uma das grandes conquistas do evento. “A educação é responsabilidade do poder público, mas tem que haver envolvimento de toda a sociedade. Esse espírito norteia a realização desta Conferência, envolver todos os setores do Paraná”, afirma.
Para João Carlos o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação durante as conferências municipais foi fundamental para traçar novos rumos para a educação. “É evidente que queremos aprovar um plano que seja cumprido. Não é só um desejo, é uma vontade combinada com determinações bastante efetivas do que a sociedade espera de nós para que as metas sejam atingidas", destacou o secretário.

Edna Beltrão foi a delegada selecionada para representar o Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba. Segundo ela, a Conferência Estadual será uma etapa importante para as discussões. “É um momento de grande valia para a Educação, para discutirmos ideias, complementando tudo aquilo que já foi trabalhado nos municípios, portanto um momento rico para a educação brasileira”, conta.

Ainda durante a Conferência Estadual serão definidos os delegados que irão representar o Paraná no ano que vem, na capital brasileira.

FÓRUM – A Conferência Estadual de Educação foi organizada pelo Fórum Estadual de Educação (FEE), constituído por vários órgãos, instituições e movimentos sociais voltados para a educação. Ele é coordenado pelo secretário da Educação, Flávio Arns.

O Fórum auxiliou os municípios na realização de suas conferências, que contaram com a participação de mais de 51 mil pessoas entre os meses de maio e julho. Foram alunos, pais, professores, gestores e representantes de vários segmentos da sociedade, dando sugestões de emendas ao documento referência da CONAE.

Cristiana Gonzaga, secretaria executiva do Fórum, afirma que estão muitos satisfeitos com os resultados no Paraná. “A participação nas conferências municipais superou a expectativa do Fórum, e esperamos que ela continue assim nas discussões e debates da Conferência Estadual”, diz.