Secretário participa do FOPROP – Região Sul 20/05/2016 - 12:40
Termina nesta sexta-feira (20) o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) da Região Sul, realizado em Foz do Iguaçu. O Fórum, organizado pela Unioeste, começou na quarta-feira (18), e tem como tema a "Avaliação dos Programas e Impactos da Pós-Graduação".
Durante sua participação no evento, o secretário João Carlos Gomes, apresentou o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná destacando o avanço da pós-graduação nas sete universidades estaduais e os principais programas desenvolvidos pela Seti voltados para a inovação. “Além da qualidade dos nossos cursos de pós-graduação sempre muito bem avaliados nos rankings nacionais e internacionais, tivemos um notável crescimento no número de cursos. Em 2010 tínhamos 110 programas de mestrados e 41 de doutorados nas sete universidades estaduais, hoje temos 176 mestrados e 76 doutorados”, disse.
Os participantes dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, elogiaram o sistema paranaense e demonstraram interesse em conhecer os programas e projetos desenvolvidos no estado.
O Fórum contou com a palestra do vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Fernando Peregrino, sobre o “Novo marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação”.
Os painéis desta quinta e sexta-feira (19 e 20) tratam da "Avaliação do Impacto de Programas de Pós-Graduação", "QUALIS" e Sistemas de Avaliação e Informação da Pós-Graduação", além de mesas redondas sobre os temas.
Entre as discussões estão a institucionalização do Fórum, a importância da participação dos pró-reitores e os impactos que as instituições estão passando, com a atual situação econômica e política.
FOPROP - O Fórum é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, sediada na cidade de Brasília. Atualmente, congrega mais de duzentas Instituições de Ensino Superior (IES) filiadas, das cinco regiões do país.
A entidade visa, entre outros objetivos, identificar as necessidades nacionais e regionais, nas áreas de pesquisa, inovação e pós-graduação, e propor às agências de fomento nacionais, regionais e/ou estaduais a adoção de políticas para a implementação das soluções apresentadas. O Fórum organiza-se em âmbito nacional e em nível regional, por meio dos Fóruns Regionais, que promovem atividades, eventos, reuniões etc. O FOPROP-Sul reúne-se, em média, duas vezes ao ano.