Secretário participa do lançamento de programa federal 29/04/2011 - 17:08

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professor Alípio Leal, participou, nesta quinta-feira (28), do lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizado pela presidente Dilma Roussef e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília.

A medida tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Além das 81 unidades que estão em execução e devem ser inauguradas neste e no próximo ano, o governo federal deve anunciar nos próximos dias outras 120.

Segundo o secretário Alipio, o Paraná, que já conta com 14 escolas técnicas, terá esse número aumentado em mais sete unidades, de acordo com o anúncio feito pelo governo. Dessa forma, a rede federal deverá contar com cerca de 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e um atendimento direto de mais de 600 mil estudantes, em todo o país.

Conforme explica o secretário, as experiências com o ensino técnico nasceram no Paraná quando a Universidade Federal (UFPR) idealizou uma escola técnica caracterizando-se como o primeiro programa de educação pública da rede federal. Posteriormente, passou a ser referência, pelo MEC, para a criação do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (E-TEC Brasil). “O modelo adotado no Paraná pode ser considerado como o que apresentou melhores resultados, ou seja, o mais adequado. Saímos na frente”, informou.

Na oportunidade, o secretário representou o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns.