Secretário pede união do setor produtivo, academia
e governo pelo desenvolvimento do Estado
05/07/2013 - 17:47

A importância de o setor produtivo, governo e universidades caminharem juntos para desenvolver o setor de tecnologia e inovação foi destacada pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, em evento da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-Paraná), em Foz do Iguaçu.

“O setor precisa de maior visibilidade”, disse o secretário, que defendeu o fortalecimento dos parques tecnológicos e dos Arranjos Produtivos Locais (APLs)". Ao lado do presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Julio Felix, o secretário comentou sobre a organização do setor e dos processos de governança, que estão ocorrendo por meio da Assespro-Paraná. Félix destacou ainda que o setor de TI é fundamental para o Estado, pois atua transversalmente na economia.

O 18º Encontro de Líderes de APLs de de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) do Estado foi realizado durante a noite da última quinta-feira e todo o dia de sexta (4 e 5). Promovido pela Assespro-Paraná, com apoio do Sebrae/PR e do APL Iguassu IT, o evento reuniu mais de 40 empresários de todo Paraná para ouvir casos de sucesso sobre alianças estratégicas e também dar continuidade aos trabalhos iniciados no último encontro em Ponta Grossa, em abril.

Foram feitas também discussões para alinhar questões relacionadas ao mercado de trabalho, políticas públicas e capital humano. A atração de jovens para o setor é uma das prioridades a serem defendidas. Ao final, os empresários fizeram um balanço positivo do evento e destacaram o nível elevado das apresentações dos cases e alianças.
"As ideias surgem das reuniões, conversas e da participação ativa em eventos como este", ponderou o presidente da Assespro-Paraná, Sandro Molés. “É sempre bom perceber que os empresários estão articulados e orientados a melhorar o setor”, disse.