Secretário recebe representantes de sindicatos dos servidores das universidades 08/08/2017 - 18:10

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), João Carlos Gomes recebeu, na tarde desta terça-feira (8), representantes dos sindicatos dos docentes e agentes universitários. Os principais assuntos tratados durante a reunião foram o Tempo Integral de Dedicação Exclusiva – TIDE e a autonomia das universidades estaduais.

O secretário reafirmou que a proposta de Anteprojeto de Lei que caracteriza o TIDE como regime de trabalho, elaborada pelos técnicos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior está tramitando no Governo do Estado para ajustes. Ressaltou que a proposta foi apresentada aos reitores e aos sindicatos das universidades estaduais com total concordância de todos.

Durante a reunião o secretário informou que para atender uma reivindicação da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior (APIESP), foi publicada a Resolução Nº 109/2017 da SETI, que cria um grupo de trabalho com o objetivo de realizar estudos para elaboração de uma proposta de autonomia das universidades estaduais.

O grupo será coordenado pela APIESP e composto pelos reitores das universidades, que devem promover o debate a respeito do tema nas instituições. O prazo para a conclusão é de até 45 dias. A ação visa possibilitar o planejamento das administrações universitárias no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão e destaca a importância das Universidades Estaduais no desenvolvimento do Estado do Paraná.

Participaram da reunião com o secretário João Carlos Gomes, o diretor-geral da Seti, Décio Sperandio, o assessor do gabinete, Aroldo Messias de Melo Junior e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Ensino de Maringá (Sinteemar), Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG (Sintespo), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Unicentro (Sintesu), Sindicato dos Docentes da Unespar (Sindunespar), Sindicato dos Técnicos-administrativos da UEL (Assuel), Adunicentro, Adunioeste, Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino Superior do Oeste do (Sinteoeste) e Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região (Sindiprol).

;
;