Secretário se reúne com ministra australiana para debater parcerias
13/03/2014 - 14:40

Ministra VictóriaO secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, reuniu-se com a ministra para a Inovação, Serviços e Pequenas Empresas do Estado australiano de Victoria, Louise Asher. nesta quarta-feira (12), no Parlamento de Victória. No encontro foram discutidos assuntos relacionados a uma aproximação do Paraná com o Estado de Victória para o desenvolvimento de parcerias nas áreas de educação superior, inovação e tecnologia.

“O Paraná vive um bom momento e deseja fortalecer ainda mais as relações com a Austrália, que é um centro regional que apresenta o mais rápido crescimento no mundo. Queremos trocar experiências e conhecer os programas para o desenvolvimento de tecnologia e inovação voltados para os desafios internacionais”, disse o secretário. Ele citou a Lei de Inovação aprovada recentemente no Paraná, e em fase final de regulamentação, que favorecerá ainda mais as parcerias com o setor produtivo.

“Gostaríamos de contar com a experiência da cidade de Melbourne que está classificada como uma cidade com alto nível de inovação não apenas em ciência, mas também em áreas como produtos, processos, negócios, serviços, política e outros tipos de inovação. Queremos expandir e internacionalizar a ciência e a tecnologia desenvolvida e produzida em nosso Estado e avançarmos na inovação e competitividade. Temos a possibilidade de trocar experiências, e queremos viabilizar isso”, afirmou o secretário.

O secretário fez um relato das atividades desenvolvidas no Estado do Paraná e, em especial sobre as prioridades do governador Beto Richa. Destacou os Programas Paraná Competitivo e Paraná Inovador. Ele ressaltou que em pouco mais de três anos o Paraná Competitivo, programa que oferece incentivo fiscal e outros benefícios para atração de empreendimentos industriais que criem emprego, tragam novas tecnologias e promovam o desenvolvimento local, confirmou mais de R$ 26 bilhões em novos investimentos que estão criando 150 mil empregos em todas as regiões do Estado.

Ao falar sobre o programa Paraná Inovador mostrou a importância de se estimular o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. O programa é voltado para áreas estratégicas definidas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT), que é presidido pelo governador Beto Richa, e formado por representantes do governo e da sociedade civil. Por meio do programa são estabelecidas parcerias entre universidades, centros de pesquisa, empresas, organizações não governamentais e do governo do Estado para viabilizar projetos estaduais e nacionais. “Com o Paraná Inovador estamos vencendo o desafio de criar ambientes propícios à inovação e definindo os alicerces para o desenvolvimento estadual de longo prazo, afirmou o secretário.

ENSINO SUPERIOR – Ao apresentar o sistema de ensino superior brasileiro o secretário ressaltou o potencial do Estado do Paraná neste segmento. “ Temos sete universidades estaduais que se destacam no cenário brasileiro na produção de pesquisas e na formação de profissionais. Estamos investindo na mobilidade internacional de estudantes e especialistas”, assinalou João Carlos. A ministra do Governo de Victoria, Louise Asher, disse que Melbourne está à frente de todas as outras capitais australianas como o melhor local para estudantes estrangeiros. “ Atualmente temos 18 mil estudantes brasileiros na Austrália. Recentemente criamos um programa para estimular australianos a estudar no exterior. Queremos que instituições paranaenses possam se beneficiar desse movimento”, disse a ministra.

Segundo o ranking da QS Organisation, que avalia as melhores universidades do mundo, a cidade de Melbourne está entre os melhores destinos do mundo para estudos. O ranking foi baseado em 12 critérios principais. Estes incluem qualidade de vida, número de universidades classificadas internacionalmente, a proporção de estudantes estrangeiros e custo de vida. Melbourne, capital do Estado de Victória, se destaca pela alta qualidade de suas instituições de ensino.

Representantes do governo do Estado de Victória já estiveram no Paraná interessados em estabelecer parcerias nos setores de educação, planejamento urbano, meio ambiente e energias renováveis. Durante o encontro com a ministra Louise Asher, o secretário falou do interesse em ampliar as relações com a Austrália e fez um convite, em nome do Governo do Paraná, para que uma comitiva do Governo de Victoria retorne ao nosso Estado, ainda neste ano.

O secretário João Carlos Gomes participa do Simpósio Latino Americano de Educação, na cidade de Melbourne, que acontece no período de 10 a 14 de março, a convite da organização do evento e com apoio do governo australiano.

Melbourne