Secretário segue visitando cidades da Operação Rondon Regional 02/08/2017 - 17:30
Em seu segundo dia de visita o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes esteve nesta quarta-feira (2) nas cidades de Jacarezinho, Cambará e Barra do Jacaré para acompanhar as ações da Operação Rondon Regional 2017.
Na cidade de Jacarezinho o secretário esteve com os coordenadores da Operação, Mario Cesar Lopes, Silvio Luiz Rutz da Silva e Ana Paula Veber que fizeram uma avaliação prévia do projeto nos 10 municípios. Segundo o professor Mario Lopes já foram realizados cerca de 23 mil atendimentos até o momento e a meta é chegar a 25 mil até o final da Operação Regional Rondon.
O secretário João Carlos destacou a importância do projeto. “ Pude constatar pela manifestação dos prefeitos, professores das escolas municipais e dos estudantes e professores voluntários no Projeto Rondon de que a Operação foi um sucesso resultando em muitas ações que contribuíram com novas propostas que podem auxiliar as comunidades dos 10 municípios”.
As ações na cidade de Jacarezinho englobaram palestras para adolescentes sobre temas como gravidez, drogas, sexualidade e doenças. A bolsista do Centro da Juventude, Talita Carvalho, participou da oficina e conta que o tema abordado serviu para esclarecer dúvidas e ensinar sobre temas com os quais não tinha contato. Em Cambará as atividades foram de conscientização sobre o mosquito da dengue, que envolveu alunos da Escola Municipal Carolina Lupion e a comunidade.
Em Barra do Jacaré o secretário visitou a oficina de fantoches que foi desenvolvida para os professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Os rondonistas apresentaram vídeos e fizeram a demonstração de uma técnica de massagem conhecida como shantala. Segundo a estudante de Dança da Unespar- Curitiba, Juliana Safraider, foi possível notar que os participantes não tinham contato com esse tema. “ Percebemos que os profissionais que trabalham com a educação têm carência de informação sobre o desenvolvimento das crianças, espero que a oficina tenha auxiliado eles a conhecerem mais esse assunto”, comenta.
A Operação Rondon acontece nas cidades: Jacarezinho, Siqueira Campos, Cambará, Wenceslau Braz, Santo Antônio da Platina, Barra do Jacaré, Joaquim Távora, Conselheiro Mairinck, Carlópolis e Ribeirão Claro. Envolve a UEPG, UENP, Unioeste, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)- Campi de Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina e Ponta Grossa, Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), Universidade Positivo (UP), Faculdade Paranaense (Fapar) e União dos Escoteiros do Brasil (UEB).
A ação tem apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), com recursos do Fundo Paraná, e Sanepar; e suporte logístico das prefeituras municipais.