Secretários de Estado visitam Hospital Universitário 25/02/2011 - 16:15

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professor Alípio Leal, acompanhado pelo secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, visitou, na manhã desta sexta-feira (25), o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), em Cascavel.

Durante a visita o reitor da Unioeste, professor Alcibiades Luiz Orlando, apresentou aos secretários as instalações do Huop que puderam ver a lotação em corredores e também na sala de emergência. Na avaliação do secretário Alípio Leal, o problema do Huop exige empenho e uma ação eficiente por parte do Estado. Alípio destacou que o hospital é antes de tudo um hospital escola, e que além de formar os profissionais nas áreas da saúde, tem um importante papel em prestar assistência à população regional.

Segundo o secretário a questão da prestação de serviços é uma atividade que o hospital desempenha e a responsabilidade desses serviços está diretamente vinculada aos gestores da saúde pública. “A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior está empenhada em viabilizar o bom funcionamento do Hospital Universitário do Oeste do Paraná e a ação conjunta do Estado com a Secretaria de Saúde, possibilitará avanços para o hospital”, observou.

O secretário Michele destacou a importância de uma ação conjunta entre as secretarias da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, enfatizando a necessidade de organização do sistema de saúde para que o Huop não tenha sua atuação prejudicada. “Observo que é um hospital que conta com um quadro de profissionais empenhados e que a atual demanda vem comprometendo a sua estrutura operacional e isso precisa ser solucionado”, disse o secretário.

No final da manhã, os secretários, diretores do Huop, Reitor da Unioeste e gestores da saúde pública com parlamentares do Estado estiveram reunidos, onde discutiram alguns encaminhamentos para que a estrutura do Hospital não fique comprometida com a grande demanda de pacientes da região. Na reunião, os secretários definiram, entre outras questões, a contratação de funcionários vinculados à Sesa e outros vinculados à Seti. Os profissionais atuarão nos sete novos leitos de UTI e 12 leitos de alas a serem implantados no Hospital. No período da tarde a reunião teve continuidade na 10ª Regional de Saúde em Cascavel.

Assessoria de Comunicação Social - Unioeste