Servidores do Palácio das Araucárias terão nova rodada de testes de Covid-19 27/05/2021 - 13:31

Confira o áudio desta notícia

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) farão uma nova rodada de testes com servidores do Palácio das Araucárias para detecção do coronavírus. O mutirão acontecerá na próxima terça-feira (1), no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas (SCB), no Centro Politécnico, em Curitiba, das 8h às 13h.  As vagas são limitadas e os interessados deverão preencher o formulário disponível AQUI.

Serão aplicados 1.600 testes para a comunidade acadêmica da UFPR e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), além de servidores do Palácio das Araucárias. O exame é do tipo RT–PCR, que analisa o material genético do vírus, mas, ao invés do processo ser invasivo como acontece com o swab, ele utiliza uma amostra de saliva.

A ação é coordenada pela direção do Setor de Ciências Biológicas (SBC), em parceria com os laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO). A atividade faz parte de um projeto da universidade, com financiamento do Governo do Estado, que tem o objetivo de ampliar a capacidade de testagem do novo coronavírus, como estratégia de combate e controle da pandemia.

Para a professora do Departamento de Genética da UFPR, Jaqueline Carvalho de Oliveira, a testagem auxilia na identificação de pessoas contaminadas e propicia o isolamento, como medida para evitar a propagação da doença.

RESULTADOS - Na última testagem, realizada no dia 18 de maio, 1,40% dos resultados acusaram a presença do SARS-CoV-2. O número é maior do que o obtido no mutirão anterior, de 1,37% de positivos.

Desde outubro de 2020, já foram realizados mais de 19,5 mil testes com assintomáticos em mutirões na UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Toledo, Matinhos e Palotina. Além da comunidade interna, o projeto contemplou servidores de outros órgãos e grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas e população carcerária.