Seti dá boas-vindas a professores do PDE 13/05/2009 - 17:53

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Lygia Lumina Pupatto, desejou boas-vindas aos professores do PDE na aula inaugural do programa, realizada nesta quarta-feira (13/05), no Teatro Guaíra. “Tenho a certeza de que vocês serão bem recebidos nas nossas universidades. Aproveitem, perguntem, vasculhem. A educação é o caminho para que o país seja menos desigual. A médio prazo, todos os investimentos e todo o compromisso com a educação vão mudar a história do Paraná. Tenho certeza que estamos fazendo uma grande revolução no nosso Estado”, afirmou.
Na ocasião, a secretária ainda relembrou o momento em que o  PDE foi apresentado aos reitores das universidades públicas estaduais. “Todos os reitores ficaram muito entusiasmados. Nós nos demos conta de que não havia diálogo entre o ensino básico e ensino superior. Vimos que tínhamos desafios imensos pela frente, não só para a formação dos professores, mas também para que as universidades tivessem mais próximas dos desafios e das dificuldades enfrentadas pelo ensino básico”, ressaltou.
 A partir deste ano, através da Seti, estão sendo investidos R$ 10 milhões na construção de oito centros de integração do ensino superior com a educação básica para a realização do PDE. Para a professora de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Mari Cleci Venturini, que ministra aulas e orienta professores do PDE, esses centros serão muito importantes. “Nas Universidades não temos grandes espaços para realizar a  orientação de alunos ou para as aulas. Então, esses centros serão espaços que teremos para desenvolver as atividades. Com o PDE, podemos atuar na escolas básicas mesmo estando na universidade. Podemos trabalhar juntos, ajudar e de certa forma estar na escola”, salientou.
Já para a professora da terceira turma do PDE Sônia Ovçor, que ministra Língua Portuguesa no Colégio Estadual de Barbosa Ferraz, de Andirá, o intercâmbio entre o ensino superior e a educação básica é um verdadeiro sucesso. “A associação entre a Seti e a Seed para realização do PDE é um casamento que deu certo. Realmente é uma valorização aos professores e uma oportunidade que o Governo do Estado dá aos professores para aprimorar seus conhecimentos, desenvolver projetos e melhorar a educação no nosso Estado”.
A terceira turma do PDE beneficiará 2400 professores da rede estadual de ensino, que serão orientados nas 15 instituições de ensino superior do Paraná parceiras do programa: as universidades estaduais do Centro-Oeste do Paraná; do Oeste do Paraná; de Londrina; de Maringá; de Ponta Grossa; do Norte do Paraná; Escola de Música e Belas Artes do Paraná; Faculdade de Artes do Paraná; Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá; a Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Campo Mourão e a Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí; Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, além da Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.