Seti e Seju firmam parceria em prol de sistema penitenciário 20/04/2011 - 08:40

Durante reunião realizada, nesta terça-feira (19), com os reitores da Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professor Alípio Leal, contou também com a presença da secretária de Estado da Justiça e da Cidadania (Seju), Maria Tereza Uille Gomes.

O encontro teve como objetivo firmar uma parceria entre as duas secretarias para desenvolver um programa de formação profissional voltado para a população carcerária. Com isso, o convênio discutido propõe o acesso a diversos cursos ministrados em telessalas.

Nesse contexto, também foi analisada a ampliação do trabalho, que as IEES já realizam, de inserção no mercado, por meio de iniciativas dos patronatos e do programa Pró-Egresso que funciona no interior do Estado em parceria entre as universidades e prefeituras. A medida prevê também a realização dos cursos por servidores carcerários.

De acordo com o secretário Alípio, parcerias como essas colaboram para a reestruturação de todo o sistema penitenciário. Na sequência, cinco computadores foram repassados a Secretaria de Justiça que serão utilizados no desenvolvimento do projeto discutido.

Outras questões - A reunião continuou com a apresentação, pelo secretário, do diagnóstico da situação estrutural e administrativa do Estado elaborado pela Secretaria Especial do Controle Interno. O documento traz um resumo dos principais problemas do Estado nas mais diversas áreas como saúde, segurança, infraestrutura, educação, entre outras.

Além disso, durante o encontro questões relacionadas às IEES também foram tratadas e, na oportunidade, o vice-reitor proe tempore da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Marco Aurélio Visintin foi apresentado. No próximo dia 2, Alípio e Visintin assumem, temporariamente, as funções de reitor e vice da instituição.

Para finalizar, o secretário lembrou que o curso de especialização em Gestão Pública, do Instituto Federal do Paraná, fomentado pela Seti, é oferecido na modalidade não presencial por meio da Escola de Governo. As habilitações são em Gestão de Obras Públicas, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Líderes, Plano Diretor, Políticas Públicas, Desenvolvimento Local, Logística e Meio Ambiente.