Seti participa de ações de cidadania no Vale do Ribeira e no Cantuquiriguaçu 29/07/2008 - 17:37

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) participa da implantação do Plano Territorial de Ações Integradas - Programa Territórios da Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), nas regiões paranaenses do Vale do Ribeira e do Cantuquiriguaçu. Os trabalhos de definição dos projetos nesses dois territórios iniciaram neste mês de julho.
“O objetivo da participação da Seti é vincular as nossas universidades e faculdades em ações de apoio à definição dos projetos para essas regiões territoriais”, afirmou o gerente de Projetos Estratégicos da Seti, Anibal Rodrigues. Ele participou de reuniões nas duas regiões: em Tunas do Paraná, no dia 24 e Laranjeiras do Sul, no dia 26.
“São projetos de apoio ao desenvolvimento rural, à saúde, habitação, meio ambiente e infra-estrutura. A Seti é parceira na implantação e a comunidade acadêmica das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Paraná vai se envolver na definição, elaboração e execução dos projetos”, disse.
A próxima etapa compreende a elaboração, execução dos projetos, sua validação com as comunidades dos territórios e liberação dos recursos pelo MDA. De acordo com Rodrigues, o programa do governo federal selecionou 60 territórios no Brasil. Desses, dois estão no Paraná, podendo ser ampliados para mais dois territórios em 2009.
Em 2008, o programa prevê o investimento de R$ 40,4 milhões no Vale do Ribeira, em projetos que beneficiarão sete municípios: Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná. Para a região do Cantuquiriguaçu, que reúne 20 municípios, serão destinados R$ 154 milhões em 2008.
Os projetos compreendem ações das áreas fundiária, de apoio à gestão territorial, direitos e desenvolvimento social, educação e cultura, infra-estrutura, organização sustentável da produção, saúde, saneamento e acesso à água.