Seti prorroga prazo de inscrições para a 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia 01/07/2020 - 15:47

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) prorrogou o prazo para inscrição no 33º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia até o dia 5 de agosto. A premiação tem o objetivo de valorizar as ações de pesquisa, extensão e inovação no Estado do Paraná. Para se inscrever os interessados devem acessar o site premio.setipr.net.br.

Os vencedores recebem um prêmio em dinheiro que varia de R$ 11.568,29 a R$ 34.704,88, de acordo com a categoria. Em 2019, foram entregues R$ 215 mil em premiações para os vencedores.

“Optamos por prorrogar as inscrições do prêmio pelo momento atípico que vivemos. Com isso, os profissionais, pesquisadores e estudantes das universidades e institutos de pesquisa do Paraná podem participar dessa importante ação de valorização da ciência no Estado”, destacou o superintendente da Seti, Aldo Bona.

Nesta edição, as áreas do conhecimento avaliadas serão Ciências Humanas e Sociais e Ciências Agrárias, podendo inscrever profissionais e estudantes vinculados a universidades e institutos de pesquisa, inventores independentes e jornalistas com reportagens de divulgação de pesquisas realizadas no Paraná.

Os candidatos serão avaliados por uma comissão composta por cinco profissionais de cada uma das áreas, vinculados a instituições de ensino e pesquisa de diferentes estados brasileiros.

PREMIAÇÃO - Os premiados nas categorias pesquisador, pesquisador-extensionista e estudante de graduação receberão certificado e prêmio em dinheiro, com base nos vencimentos de professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná.

Os vencedores nas categorias Inventor Independente e Jornalista receberão certificado e prêmio em dinheiro equivalente a 60% do valor do vencimento do professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná.

DOCUMENTAÇÃO – Nas categorias de Pesquisador e Pesquisador Extensionista os documentos que devem ser encaminhados são: ficha de inscrição; Currículo Lattes atualizado; Carta de indicação justificada pelo Departamento ou Coordenação de curso de instituições de Ensino Superior além da pesquisa científica, tecnológica ou produção extensionista publicada em periódico indexado.

Para os estudantes de graduação, além das documentações citadas deve ser encaminhada cópia do histórico escolar. Todos os candidatos devem ser paranaenses ou residente do Estado há pelo menos um ano.