Seti recebe deputada federal Leandre Dal Ponte 09/04/2019 - 14:46

O futuro superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) Aldo Nelson Bona recebeu, na última segunda-feira (9), a visita da deputada federal Leandre Dal Ponte. Na reunião foram debatidas questões sobre a saúde da pessoa idosa, infância e juventude.Entre as ações que foram discutidas está a aplicação do conceito de Cidade e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
A proposta consiste em oito áreas da vida urbana que influenciam na saúde e na qualidade de vida das pessoas idosas, são elas: espaços ao ar livre e edifícios, transportes, habitação, participação social, respeito e integração social, participação cívica e emprego, comunicação e informação, e apoio da comunidade e serviços de saúde.
 
Mais de 600 cidades em 37 países fazem parte dessa rede global. Cada município, com participação de instituições parceiras, desenvolve seu plano de ação em concordância com suas necessidades e capacidades para realizar melhorias.
 
Também foram apresentados dados a respeito do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ), programa do Universidade Sem Fronteiras (USF) executado pelas sete universidades estaduais do Paraná.
 

Participaram da reunião o assessor da deputada Flores Pilarski, a secretária Municipal de Saúde de Saudade do Iguaçu Franceli Del Gasperin, o diretor do campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Gilmar Ribeiro de Melo, a coordenadora do programa Universidade Sem Fronteiras (USF) Sandra Cristina Ferreira e o assessor de gabinete da Seti José Maia.