Seti recebe pedido para estadualização da Facinor 17/10/2019 - 13:25

Na terça-feira, 14 de outubro, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) recebeu a visita de uma comitiva composta por representantes da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (Facinor), da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Educacional do Noroeste (Fadenpar), do Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental Federal do Noroeste do Paraná (Comafen) e da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). Alguns prefeitos municipais do Noroeste paranaense também integraram o grupo.

Na ocasião, a Comitiva formalizou um pedido de estadualização da Facinor – mantida atualmente por 12 municípios da região (Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Loanda, Marilena, Nova Londrina, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí e São Pedro do Paraná). Durante o encontro foi apresentado um relatório sobre as atividades da Facinor, sediada na cidade de Loanda, e uma proposta para ampliação da oferta de cursos.

O superintendente da Seti, Aldo Bona, reconheceu a importância da instituição de ensino superior para aquela região do Estado e disse que vai encaminhar o pedido para a análise de viabilidade técnica e financeira. “A Facinor contribui para a formação de profissionais que atuam em todos os setores econômicos, atendendo as demandas produtivas locais e alavancando o desenvolvimento regional do Noroeste do Estado”, afirmou.

O encontro foi acompanhado pelos deputados estaduais Tião Medeiros e Luiz Claudio Romanelli. Entre os prefeitos municipais estavam presentes Dr.ª Roze Raggiotto (Querência do Norte); Evaristo Volpato (Porto Rico); Fran Boni (Santa Cruz de Monte Castelo); Freonizio Valente (Santa Isabel do Ivaí); Neila Fernandes (São Pedro do Paraná); e Sargento Santos (Loanda).

A Facinor

Como primeira instituição de ensino superior de Loanda e Região, a Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (Facinor) iniciou as atividades no ano 2000, a partir de um esforço conjunto do Governo do Estado e de governos municipais do Noroeste do Paraná e do empenho da comunidade loandense e de municípios vizinhos.

A Facinor conta com 49 professores e 16 funcionários e oferta, atualmente, os seguintes cursos de graduação: Bacharelado – Administração e Enfermagem; Licenciatura – Pedagogia, Artes Visuais e Educação Física. Em parceria com a Universidade Norte do Paraná (Unopar) de Londrina, oferece, ainda, diversos cursos na modalidade a distância.