Seti recebe secretário de Relações Internacionais da Província argentina de Tucumán 14/04/2008 - 16:35

Com o objetivo de discutir propostas de um Convênio Marco de Cooperação entre o Estado do Paraná e a Província de Tucumán, o secretário de Estado de Relações Internacionais daquela província argentina, José Alberto Vitar, participou de uma reunião nesta segunda-feira (14) na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em Curitiba. O convênio deverá ser assinado no próximo mês de maio.
O secretário argentino foi recebido pela coordenadora de Ciência e Tecnologia, Jackelyne Corrêa Veneza, que apresentou os programas e ações que fazem parte do sistema de ciência, tecnologia e ensino superior do Paraná e pelo secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul-PR), Santiago Martin Gallo.
Segundo José Alberto Vitar, a idéia é estruturar o convênio em quatro eixos temáticos para elaboração de um plano de trabalho a ser desenvolvido pelo Paraná e Tucumán. Entre os temas estão as áreas de Ciência/tecnologia e Ensino superior: “Um dos eixos que podemos avançar rapidamente”, informou o secretário. Os demais temas são: Políticas Sociais, Investimentos em Comércio e Turismo/Cultura e Meio Ambiente.
A coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti destacou a criação do Mestrado Interinstitucional em Bioenergia no Paraná, realizado por 12 instituições estaduais de ensino e pesquisa em Foz do Iguaçu, como um dos meios de integração com a Argentina. “O mestrado vai ser ofertado também aos países do Mercosul”, disse Jackelyne Corrêa Veneza. O curso abrange toda a cadeia de produção de biocombustíveis e oferecerá cerca de 40 vagas, sendo uma parte para estudantes dos países do Mercosul.