Seti/Fundação Araucária apresenta Plano de Trabalho para 2009 16/02/2009 - 18:14

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), apresentou nesta segunda-feira (16) o seu Plano de Trabalho para 2009, em reunião de seu Conselho Superior. Reunindo representantes das Instituições de Ensino Superior e Pesquisa do Estado, além de representantes da própria Seti, da Fundação Araucária e da Unidade Gestora do Fundo Paraná, a reunião também apresentou relatório referente às atividades realizadas em 2008.
Para 2009, a Fundação Araucária terá a sua disposição um orçamento cerca de 20% maior em relação ao ano passado (o valor ainda será aprovado pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia). Em 2008, o orçamento foi de R$ 23.552,730. “O acréscimo no orçamento deste ano será muito significativo para que a Fundação Araucária desempenhe suas atividades”, ressaltou Nivaldo Eduardo Rizzi, coordenador geral da Unidade Gestora do Fundo Paraná/Seti.
A partir deste orçamento, o presidente da Fundação Araucária, José Tarcísio Pires Trindade, apresentou 19 subprogramas que devem ser executados neste ano, dentro das três grandes linhas de programas da instituição: Programa de Fomento à Produção Científica e Tecnológica, Programa Verticalização do Ensino Superior e Formação de Pesquisadores e Programa de Disseminação Cientifica e Tecnológica. Os subprogramas selecionados foram fundamentados na análise histórica e evolutiva das demandas recebidas pela Fundação Araucária e na dotação orçamentária prevista a ser repassada pela Unidade Gestora do Fundo Paraná.
Atividades em 2008
Com orçamento inicial de R$22.447.730,00 e suplementação de R$1.105.000,00, a Fundação Araucária promoveu e apoiou diversos programas de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico no Estado. No ano passado, a diretoria da Fundação Araucária empenhou esforços para executar pendências dos planos de trabalho de 2006 e 2007, bem como comprometer efetivamente o volume de recursos programados para o exercício de 2008. No total, foram publicadas doze chamadas de projetos referentes ao ano passado, além de cinco chamadas de projetos que aplicaram sobras de recursos dos Planos de Trabalho de 2006 e 2007. “Em 2008, conseguimos estender alguns projetos que a Fundação estava apoiando, atualizar a carteira de atividades da instituição, bem como realizar chamadas referentes a editais de 2006 e 2007”, ressaltou José Tarcísio Pires Trindade, presidente da Fundação Araucária.
Para o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, 2008 foi um bom ano. “O ano passado foi muito produtivo para a Fundação Araucária. Se conseguirmos repetir o ano de 2008, certamente seremos vitoriosos. É visível a transformação nas universidades a partir dos projetos apoiados e mantidos pela instituição”, disse.
O presidente da Fundação Araucária ainda esclareceu que muitos dos projetos executados pela instituição tiveram parceria e recursos provenientes de outras agências de fomento. Por este motivo, o fomento contratado pela Fundação Araucária em 2008 atingiu R$ 50.539.027,19, sendo 78,2% custeados pelo Fundo Paraná.
Entre os programas apoiados e mantidos pela Fundação Araucária em 2008, destacam-se o apoio à pesquisa básica e aplicada desenvolvidos pelas universidades e institutos de pesquisa, a ampliação à qualificação de recursos humanos para atuação em ciência, tecnologia e inovação, o apoio à organização e à participação de pesquisadores em eventos científicos e sua divulgação em publicações e periódicos específicos, etc. Além desses programas, a Fundação Araucária ainda apoiou outros projetos, como a Rede Aqüífero Guarani e Serra Geral, a implantação de Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite, o PEIEX - Projeto de Exensão Industrial Exportadora, entre outros.